domingo, 23 de agosto de 2015

Tecnologia: Robô que constrói sozinho outros melhores!

Pesquisadores britânicos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveram um robô capaz de construir outros robôs ainda melhores sem intervenção humana. O objetivo do estudo é descobrir como produzir robôs que se adaptem ao ambiente. O trabalho, feito por pesquisadores de Cambridge e Zurique, na Suíça, foi publicado na revista científica PLOS One.
De acordo com Fumiya Iida, da Universidade de Cambridge, que conduziu a pesquisa com colegas da Universidade ETH, em Zurique, um dos objetivos é encontrar novas ideias sobre como seres vivos evoluem. “Uma das grandes questões da biologia é como a inteligência surgiu – e estamos usando a robótica para explorar esse mistério”, disse ele à BBC. “Sempre pensamos em robôs fazendo tarefas repetitivas, já que, tipicamente, são projetados para produção em massa e não customização em massa. Mas, queremos ver robôs capazes de inovação e criatividade.”
Outro objetivo é desenvolver robôs capazes de melhorar e se adaptar a novas situações. Pode-se imaginar carros sendo construídos em fábricas e robôs procurando defeitos e consertando-os por conta própria. E robôs usados na agricultura poderiam experimentar técnicas diferentes de colheita para ver se melhoram o rendimento.
(Fonte: G1)


Momento lírico 387

NOSSAS CRIANÇAS
(Karl Fern)

Filhos e filhas são graças divinas
Quer na saúde ou nas doenças
Desde a barriga das nascenças
Que sejam meninos e meninas
Ser pai e mãe são bentas sinas
E criá-los são doces sentenças!

No coração são fiéis presenças
Crescem somando lembranças
Se adultos amparam confianças
Apesar das contidas diferenças
Algumas inevitáveis desavenças
Sempre são NOSSAS CRIANÇAS!


Plano Municipal de Saneamento Básico de Jardim do Seridó

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, cumprindo uma das etapas legais do processo, realizou uma importante Audiência Pública nesta quarta-feira, 19 de agosto, às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, para apresentação do Diagnóstico Técnico/Participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico de Jardim do Seridó, conforme a Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais e a Política de Saneamento Básico.
O Plano, um das mais importantes acontecimentos administrativos das últimas décadas para o município, contemplará um conjunto de serviços de infraestruturas, tais como instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais e drenagem urbana para os próximos 20 anos, cujo objetivo é melhorar a vida da população.
Saliente-se que Jardim do Seridó foi agraciado com recursos Governo Federal, através da FUNASA, ao lado de outros oitos municípios do Estado. A INCIBRA vencedora da licitação do COPIRN (Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte) é a empresa responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Apesar da importância fundamental para a população do município em termos de melhorias na qualidade de vida, especialmente quanto a higiene e saúde preventiva da população e para o meio ambiente, o evento teve um comparecimento pífio, entendendo-se que a população não se encontra conscientizada da importância deste plano para a comunidade.
Mas o que mais impressionou foi a ausência dos vereadores do município, demonstrando que os mesmos não têm compromisso com a cidade e seu povo. Apenas o Senhor José da Noite esteve presente, o que mostra que os vereadores eleitos não assumem suas responsabilidades na condição de Poder Legislativo. Aparentemente ocupam estes cargos apenas por vaidade e para se portarem politiqueiramente a favor ou contra o Poder Executivo! Uma pena, pois as regras para execução destes serviços e mesmo a fiscalização dos recursos aplicados serão de suas responsabilidades! E como eles terão argumentos para discutirem isto?
Também alguns secretários importantes estiveram ausentes, como o da Saúde e o da Educação, o que foi, também, uma pena! Assinalamos a presença dos secretários Janildo Dantas, Jarbas Silva e João Eudes, acompanhando o Senhor Prefeito Jocimar Dantas, a quem parabenizo por ter sido em sua gestão o desenvolvimento do citado e histórico Plano!
A cobertura da imprensa também foi melancólica com a notável ausência de cobertura jornalística do principal meio de comunicação do município, a Rádio Cabugi do Seridó, demonstrando uma grande falha e descomprometimento com nossa sociedade!

As fotos do evento são de autoria e cedidas gentilmente pelo blogueiro Josimário Nunes (a Fonte).