terça-feira, 21 de julho de 2015

Gripe aviária faz granjas dos EUA protegerem-se no Brasil

Menos de 24 horas depois de um foco de gripe aviária ter sido confirmado em uma fazenda de perus ao norte de Des Moines, no Estado norte-americano de Iowa, Bud Wood acomodou cerca de 3.500 pintos raros de apenas algumas horas de idade, em caixas e colocou-os na parte de trás de um caminhão, pegou a estrada na madrugada do sábado e dirigiu até a fazenda de um amigo no Estado do Texas para deixá-las em um lugar seguro.
Criar pintinhos de linhagens raras que são valiosa fonte genética para galinhas poedeiras se tornou um desafio num momento em que um surto de gripe aviária em aves domésticas se transformou na pior emergência sanitária na história dos EUA e alguns foram enviados para lugares tão distantes como o Brasil.
A gripe aviária matou mais de 48 milhões de frangos e perus desde dezembro. A maioria das perdas afetaram galinhas poedeiras em Iowa, o principal produtor de ovos nos Estados Unidos. Em consequência, os preços de ovos dos EUA subiram. A Hy-Line International, maior empresa de genética do mundo especializada em galinhas poedeiras, mudou parte de suas aves para outros Estados nos últimos meses. A Hy-Line se recusou a revelar para onde enviou suas aves reprodutoras, citando questões de “segurança”, mas sabe-se que a empresa também mandou algumas de suas aves de reprodução para o Brasil, para garantir que possam ser exportadas para compradores no exterior que estão restringindo as compras dos Estados Unidos por causa do surto.
A Murray McMurray e Hy-Line garantem que nenhuma de suas aves foi infectada com o vírus.
Fonte: Revista Eletrônica AMBIENTE BRASIL (via newsletter)


Torre que coleta água do ar

Pelo menos um terço da população mundial – cerca de 2,4 bilhões de pessoas – ainda não consome água tratada, segundo relatório da Unicef e da World Health Organization (WHO) divulgado em junho passado. Um projeto criado na Itália pode ajudar a ampliar o acesso a água potável em locais afetados pela falta de chuvas.
O arquiteto e designer italiano Arturo Vittori criou uma espécie de torre de cerca de 10 metros de altura que coleta água adequada para beber a partir do ar. Batizado de WarkaWater, o projeto foi concebido para comunidades rurais em áreas da Etiópia, na África, que sofrem com a falta de água limpa.
Segundo o site oficial do projeto, do Architecture and Vision, a torre pesa em torno de 90 quilos e possui cinco módulos que podem ser construídos pelos próprios moradores das comunidades beneficiadas.
A torre pode ser montada em qualquer local sem a necessidade de usar equipamentos elétricos ou andaimes. A estrutura, explica o escritório de Vittori, é feita de materiais recicláveis e biodegradáveis e tem capacidade para coletar cerca de 100 litros de água potável por dia por meio de um tecido especial que fica no interior da torre. Cada unidade custa US$ 500.
De acordo com o escritório de Vittori, Architecture and Vision, o formato de cone melhora a estabilidade e otimiza o transporte e armazenamento da torre. A estrutura em formato de “coroa” sobre a torre foi projetada para espantar pássaros e manter a água protegida destes animais.
Fonte: Revista Eletrônica AMBIENTE BRASIL (via newsletter)


Roteador mais rápido do mundo

Com preço nada atraente, a D-Link apresentou no Brasil o roteador "mais veloz do mundo". O modelo é o AC3200 -DIR 890L, que possui velocidade de até 3,2 Gbps, quase o dobro dos roteadores mais rápidos disponíveis até agora, e alcance superior a 200 m². O aparelho foi anunciado na CES deste ano e tem previsão de chegada no mercado nacional no final de julho por R$ 2.299.
O dispositivo da D-Link chega equipado com um design triangular e seis antenas ao redor do aparelho, que podem ser colocadas em diferentes orientações. Além disso, ele traz três bandas de frequência: uma de 2,4 GHz para tarefas simples e duas de 5 GHz para streaming de vídeos em alta resolução e jogos entre diferentes aparelhos.
AC 32000 conta com um processador dual-core próprio de 1 GHz. Além disso, ele traz portas USB 3.0 e 2.0, quatro saídas para cabo de rede e uma entrada para o cabo de Internet. O aparelho opera com o padrão 802.11ac Wave 1.
O roteador foi exposto no evento Taiwan Excellente 2015, que acontece de 20 a 26 de julho no shopping Barra Shopping, na Zona Oeste do RJ. Entre as marcas presentes, estão também a ASUS, Acer, Cooler Master, entre outras.
Fonte: Globo.com