domingo, 31 de agosto de 2014

Testosterona! Esteja atento!

Os homens também são afetados por hormônios, especialmente pela testosterona. Esse hormônio tem poder sobre características físicas, comportamento e até no desempenho sexual. É comum que os níveis desse hormônio diminuam com o passar da idade, mas é necessário ficar sempre atento para que os níveis permaneçam dentro do normal.
Sintomas conhecido como “andropausa” ou “menopausa masculina”, ocorre geralmente entre as idades de 40 a 55 anos, quando os homens podem percebem sintomas semelhantes à menopausa embora não apresentem um ponto tão característico como a interrupção da menstruação para definir essa etapa, como acontece com as mulheres. É nessa fase que ocorre uma queda no nível da testosterona e com isso as mudanças ocorrem muito gradualmente nos homens.

Os níveis recomendados de testosterona ficam entre 300 e 900 nanogramas para cada decilitro de sangue. A partir dos 40 anos, idade próxima ao início da andropausa, a taxa cai aproximadamente 1% ao ano, por isso é indicado sempre incluir esse fator nos exames de rotina para se precaver de possíveis problemas futuros.
Mas os níveis de testosterona diminuírem a partir dos 40 anos não é uma regra: há homens que têm essa taxa diminuída quando mais jovens. Essa alteração traz sintomas por todo o corpo e deve ser solucionada com reposição hormonal. Entre os principais sintomas, estão problemas cardíacos, obesidade, ejaculação precoce e bronquite.
Confira alguns sinais para ficar alerta quanto ao baixo índice de testosterona:
1. Pouco interesse sexual;
2. Cansaço constante;
3. Problemas de memória;
4. Alterações de humor;
5. Dificuldade em criar músculos e acúmulo de gordura;
6. Insônia.
Se você apresenta alguns desses sinais, procure um médico. Não será vergonha nenhuma! Nunca guarde doenças!
Fonte: BLOG ANDROLOGIA (https://www.clinicadeandrologia.com.br/)