sábado, 12 de abril de 2014

Mitologia Clássica - As Musas

As Musas eram seres mitológicos que constituíam uma das mais esplendorosas concepções que a cultura helênica inventou para simbolizar o poder de criação da mente. Elas, junto com  Graças, extraiam do homem o que de mais belo havia em seu coração, fazendo dos pastores poetas, dos brutais guerreiros suaves cantores, dos navegantes escultores de uma obra quase perfeita.
Numa das versões do mito,  eram habitantes dos muitos bosques e das montanhas do Monte Helicão, na Beócia.  Na versão mais completa do mito das Musas, eram nove divindades, filhas de Zeus (Júpiter) e Mnemósine (a Memória). Foram geradas pelo senhor do Olimpo para que através da memória universal herdada da mãe, perpetuassem a façanha dos deuses através do tempo, através de todos os cantos do mundo.
Belas e harmoniosas,  viviam nas margens dos rios e das fontes e,  assim, estavam profundamente ligadas ao elemento  água. Caminhantes pelos vales bucólicos, de beleza poética e inspiradora, foram, em determinado momento da cultura grega, elevadas à categoria de divindades inspiradoras da poesia e do canto.
O poeta grego expressava a sua poesia através do canto e da música, o que tornava as Musas também cantoras e músicas, e exímias criadoras das danças. habitavam o monte Helicão, na Beócia, um local repleto de bosques e fontes. Nas versões mais poéticas, eram habitantes do monte Parnaso, em Delfos, ao lado do deus da luz, Apolo, a quem cortejavam e ajudavam na inspiração criativa dos mortais.

Fonte: MITOLOGIA (Abril Cultural - 1976!

Tempos antigos...


Tempos em que as mulheres cacheavam os cabelos, usavam "bobs", juntavam-se para fofocar e fazer chame depois da missa, nas praias, etc... Iiihhh! Faz tempo! Hoje... hoje torram os cabelos até alisarem, fofocam ao celular, não vão à missa e em nem exibem mais o delicioso charme feminino..

Parabéns Adalberon!

ORGULHO de um brasileiro que se preocupa com educação do povão e VERGONHA de um governo e dos políticos que nós temos e que vivem prometendo investir em educação! Que pena!
Do Blog Eliel Bezerra:
"Na Praia do Amor, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, chama atenção um atrativo que foge ao sol e mar admirados por turistas de todo o mundo. Localizada ao lado da famosa Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, o local possui uma biblioteca à beira mar.
No acervo, centenas de livros em português, mas também em idiomas como inglês, francês e mandarim. A biblioteca funciona todos os dias das 9h às 17h. A proposta foi lançada há três anos pelo surfista Adalberon Batista de Omena, 37 anos, que mantém uma escola de surf na praia."