quinta-feira, 10 de abril de 2014

Deus existe?

Uma pesquisa exclusiva de Seleções, realizada também em 14 países da Europa e na Argentina, investigou quais são as crenças do homem moderno no que se refere ao plano invisível e revelou que 95,3% dos brasileiros creem em Deus.
Para a grande questão "Deus existe?", 95,3% dos consultados deram uma resposta firme e categórica: "Sim." Dos 16 países pesquisados, a porcentagem dos brasileiros crentes em Deus só é menor do que a registrada na Polônia (97%). A média dos europeus que creem em Deus é de 71%. O índice mais baixo é o da República Checa - com apenas 37% - e Portugal é o segundo mais fervoroso - 90% acreditam em Deus -, seguido surpreendentemente pela Rússia, que tem 87% de fiéis, 15 anos após o desmantelamento do regime comunista. Na Argentina, o índice chega a 74% e nos Estados Unidos, país de tradição cristã, outra pesquisa apurou 79% de crentes em Deus.
Apenas 1,3% dos brasileiros pesquisados foram enfáticos ao responder "Não" à pergunta sobre a existência de um ser supremo.
Foi observado que há uma tendência de individualização da espiritualidade no mundo ocidental. As pessoas vivem suas crenças na intimidade, sem vínculos com instituições - por exemplo, lendo textos sagrados ou fazendo meditação em casa. Por aqui isso é mais acentuado: o brasileiro constrói o próprio cardápio religioso, combinando elementos de diversas religiões. É muito grande o número de pessoas com alguma duplicidade religiosa.
Fonte: REVISTA SELEÇÕES (http://www.selecoes.com.br/)