terça-feira, 25 de março de 2014

Sal x Sódio

Um estudo feito pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) traçou um perfil do consumo de sódio feito pelo brasileiro. Segundo o estudo, os alimentos industrializados são responsáveis por 23,8% do total da ingestão de sódio, enquanto 71,5% do nutriente provêm do sal de cozinha. O trabalho mostrou que a maior parte do sódio por adição de sal foi consumida nas residências (59,7%) e o restante (11,8%) do sal proveniente das refeições feitas fora de casa.
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sódio para um adulto saudável (sem problemas hipertensivos, por exemplo) é de 2.400 miligramas por dia, o equivalente a 5 gramas de sal ou uma colher de chá do alimento. Mas o cardápio diário do brasileiro costuma conter quase 12 gramas de sal por dia - mais que o dobro!
Se você é alguém que se preocupa com sua saúde e tem medo de sofrer paralítico em cima de uma cama, procure um nutricionista que elabore orientações e receitas para dar uma boa amenizada nessa quantidade de sódio nas refeições.
Fonte: Revista Eletrônica AMBIENTE BRASIL (via newsletter

Momento lírico 258

INCERTEZAS
(Karl Fern)

Onde estás que eu não te vejo
Onde perfumas que não te sinto
Onde escondes teu real desejo
Pr’onde vás que não pressinto?

Por que de mim tanto tu somes
Por que de mim não queres nada
Por que assim tu me consomes
Por que preferes não ser amada?

Só eu sei quanto tu me amas
Só eu sei quanto pensas em mim
Só eu sei quanto tu me chamas
Não suporto ver-te triste assim!

Não abandone a tua felicidade
Não ocultes o sentimento teu
Não sucumbas a outras vontades
Se o teu genuíno amor sou eu!