sexta-feira, 14 de março de 2014

Música x Saúde

A música certa pode melhorar a saúde de várias maneiras:
Mantém a calma -  Ouvir sua música favorita baixou em cerca de um terço a ansiedade de pacientes na UTI, de acordo com um estudo recente da Universidade do Estado de Ohio. E não, não serve qualquer música antiga: tem de ser bem conhecida e provocar nostalgia, de acordo com os pesquisadores.
Faz comer menos - Quando a cadeia de lanchonetes americana Hardee’s instalou em algumas lojas um ambiente agradável – que incluiu luz suave e jazz –, os fregueses comeram 18% menos e disseram gostar mais da comida, de acordo com um estudo da Universidade Cornell, de Nova York, publicado na revista Psychological Reports.
Melhora a concentração - Os concertos mais animados das Quatro estações de Vivaldi promovem a atenção mental, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Nortúmbria, no Reino Unido.
Interessante: Quando alguns jovens tiveram de cumprir uma tarefa que exigia concentração intensa, o resultado foi melhor quando ouviram o animado concerto “Primavera” do que quando ouviram o mais lento e soturno “Outono”.

Fonte: REVISTA SELEÇÕES (http://www.selecoes.com.br/)

Alimentos para baixar a pressão

Óleo de gergelim e de farelo de arroz - De acordo com uma pesquisa, quem cozinhou com uma mistura desses dois óleos vendidos em lojas de produtos naturais teve uma queda da pressão arterial quase comparável à redução conseguida com medicamentos. Os pesquisadores acreditam que o efeito se deve aos ácidos graxos e antioxidantes dos óleos, como sesamina, sesamol, sesamolina e orizanol.
Batata roxa - A ingestão de duas pequenas porções dessa batata – conhecida como Purple Majesty –, por dia reduziu em cerca de 4% a pressão arterial sem provocar ganho de peso, de acordo com um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA), publicado ano passado. Os pesquisadores acreditam que a queda provavelmente se deve ao nível elevado de compostos antioxidantes presentes nesse tubérculo colorido. Outros estudos identificaram em todas as batatas substâncias com efeito redutor da pressão semelhante ao dos inibidores de ECA, um tipo de medicamento para o controle da pressão.
Suco de beterraba - Pessoas com pressão alta que tomaram cerca de 240 ml de suco de beterraba viram a pressão cair por volta de 10 mm Hg, de acordo com um estudo. O ingrediente mágico: nitratos que se transformam em óxido nítrico, gás que alarga os vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Um copo por dia pode ajudar a manter a pressão arterial num nível mais baixo e saudável.
Fonte: REVISTA SELEÇÕES (http://www.selecoes.com.br/)

Momento lírico 254

REINO DOS SONHOS
(Karl Fern)

Abrigado nos teus braços
Meu mundo fica menor
Nada vejo ao derredor
Somem outros espaços
No mais lindo dos laços
Cativo de doces algemas
Mote de ternos poemas
Um arco-íris de emoções
Colorem nobres porções
Refletem dourados temas.

Aninho sonhos alados
Feixes de leves cortinas
Oceano de luzes divinas
Fluindo em céus estrelados
Cascata de véus bordados
Pulsantes cores da alegria
Galopes de mítica montaria
Sopros de brisas matinais
Luzes de auroras boreais
Real e quimérica fantasia.

Pulsam ébrias sensações
Ornadas de pérolas joviais
Redoma de finos cristais
Castiçal de santas ilusões
Mundo isento de aflições
Pirâmides de faces douradas
Trilhas de taças encantadas
Nuvem de plural felicidade
No panteão da intimidade
Das paixões imaculadas.