sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Preservando a voz no carnaval

No trio elétrico, no bloco de rua, nos clubes ou no sambódromo, não importa o lugar, onde há carnaval há uma multidão fazendo coro para a trilha da folia. Essas e tantas outras situações típicas do carnaval podem prejudicar - e muito - a nossa voz e abusar mesmo que em apenas um dos dias de festa já pode desencadear problemas.
Os excessos ou o mal uso vocal - falar muito e muito alto, gritar e forçar a voz - podem sobrecarregar as cordas vocais, desencadeando um inchaço, causando rouquidão, alteração na qualidade da voz ou perda dela por alguns dias. Elas incham, perdem a mobilidade e ficam impedidas de vibrar e produzir a voz.
Como prevenção é saudável dar atenção para algumas dicas simples que, em conjunto, são fáceis de seguir e ajudam a não perder a voz mesmo festejando em ambientes e ruas com muito barulho, entre elas:
- beber devagar 8 a 10 copos de água por dia;
- conversar sem elevar o volume da voz;
- guardar as manhãs e tardes para descansar;
- praticar exercícios vocais
- controlar a vontade de pigarrear
- evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. 
- evitar bebidas muito geladas ou retenha os primeiros goles na boca por um tempo;
- consuma só comidas leves, evitando  carnes e alimentos apimentados ou em conserva;
- vestir camisetas ou vestidos folgados, especialmente na  região abdominal e do pescoço.

Fonte: MINHA VIDA (via newsletter)

A dieta DASH

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) surgiu através de um estudo realizado em universidades dos Estados Unidos, que avaliou o efeito da dieta sobre a pressão arterial. Inicialmente, ela tinha o objetivo de reduzir a pressão arterial em hipertensos, porém, recentemente, surgiu uma variação com redução calórica, que auxilia na perda de peso, além de melhorar o perfil metabólico de pacientes com síndrome metabólica.
Essa dieta limita a ingestão de sódio, gordura saturada e colesterol, que contribuem para ocorrência de doenças cardiovasculares. Carnes vermelhas, alimentos industrializados, embutidos, doces, bebidas açucaradas e álcool devem ser evitados. Incentiva o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes, aves, leite e derivados com baixo teor de gordura, e alimentos fontes de gordura monoinsaturada.
De acordo com essa dieta, a gordura total deve representar 27% da alimentação, sendo até 6% de gordura saturada e até 150 miligramas de colesterol. Os carboidratos são responsáveis por 55% das calorias da alimentação e as proteínas por 18%. Além disso, o consumo de fibras deve ser de 30 gramas por dia.
Como vantagens da Dieta DASH, ela não faz restrições de grupos alimentares, sendo possível evitar a monotonia tão comum em dietas. Incentiva o consumo de frutas, verduras e legumes, que são alimentos fontes de vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo.
Existem estudos que indicam que também pode reduzir a incidência de algumas neoplasias, além de diminuir os riscos de osteoporose. Devido ao incentivo à ingestão de fibras, algumas pessoas sentem dificuldades em segui-la. O consumo de produtos lácteos não é indicado para pessoas com intolerância à lactose.
ANTES DE INICIAR UMA DIETA, CONSULTE UM NUTRICIONISTA!

Fonte: DIETA E SAÚDE  (via newaletter)