quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ainda sobre o colesterol LDL

Alimentos ideales para bajar el colesterol


Fonte: http://blogs.infobae.com/alimentacion-consciente/2013/08/28/alimentos-ideales-para-bajar-el-colesterol/


Colesterol ruim - LDL


Conhecido fator de risco para doenças cardiovasculares, o colesterol em excesso pode formar placas de gordura nas artérias, impedindo a plena passagem de sangue e provocando o endurecimento dos vasos, ou a aterosclerose.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e doenças associadas a esse problema, como infarto e AVC, são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a primeira causa de morte no mundo.
Felizmente, pode-se reduzir os níveis de colesterol sanguíneo adotando uma série de hábitos simples com resultados garantidos:  consumo de fitoesteróis e boa alimentação.
O consumo de álcool deve ser evitado, mas curiosamente estudos têm demonstrado que a ingestão de vinho tinto pode ter um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares, promovendo a elevação do colesterol bom - o benefício é atribuído aos flavonoides presentes no vinho tinto.
Fazer uma consulta ao médico regularmente e fazer os exames de contagem de colesterol são extremamente importantes, principalmente para pessoas com histórico familiar no problema.
Fonte: MINHA VIDA (via newsletter)


Cerro Ballena - cemitério de baleias no deserto

Pesquisadores chilenos e americanos estabeleceram uma teoria para explicar a existência de um misterioso cemitério de baleias pré-históricas ao lado da rodovia Pan-Americana, no deserto do Atacama, no norte do Chile. Eles acreditam que os cetáceos ancestrais podem ter morrido ao consumir algas tóxicas, e que seus corpos foram parar no local que se encontram hoje – conhecido como Cerro Ballena (“Colina da Baleia”) –  por causa da configuração geográfica da região.
Os animais estão no local há 5 milhões de anos, e este acúmulo de fósseis seria o resultado de não apenas um, mas de quatro grandes encalhes. As baleias ingeriram as algas e foram então arrastados para um estuário e, em seguida, para a areia onde, com o passar do tempo, foram enterrados. Na análise feita no local onde os fósseis estavam foram identificados os restos de mais de 40 baleias. Os cientistas também encontraram, entre estes fósseis de baleia, outros, de predadores marinhos importantes e também de herbívoros.
No entanto, por enquanto, os pesquisadores não podem afirmar com certeza que algas tóxicas foram responsáveis pelos encalhes. Cerro Ballena é uma região considerada como um dos sítios de fósseis mais densos do mundo. Os cientistas calculam que podem existir centenas de espécies na área que ainda precisam ser descobertas e investigadas.
Fonte: G1