quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Consumo de ovos

Tudo em excesso é prejudicial. Embora ovos sejam um alimento saudável e muito nutritivo, é importante levar em conta que ele também possui gorduras. Dessa forma, o recomendado é consumir o ovo de três a cinco vezes por semana, levando em consideração uma dieta saudável.
Por outro lado, ovos são recomendados para quem faz atividade física pesada, principalmente musculação. Isso porque além de conter todos os aminoácidos essenciais, que ajudarão na reconstrução muscular, ele é rico em uma proteína velha conhecida dos atletas chamada albumina, que além de dar energia ajuda no ganho de muscular. Como essa proteína se concentra na clara, o recomendado para os praticantes de musculação é ingerir de uma a duas claras por dia de exercício, para ajudar na recuperação e restauração dos músculos. É importante não ultrapassar essa recomendação, já que o excesso de consumo de proteínas pode sobrecarregar os rins.
É importante saber que a clara é mais saudável que a gema, pois ela tem menos gordura e é rica em proteínas e possui todos os aminoácidos essenciais, ajudando em diversas funções do nosso organismo. Mas isso não quer dizer é preciso descartar a gema sempre que for comer ovos, pois ela também tem seus benefícios.
A gema do ovo é rica em antioxidantes e possui substâncias que diminuem a pressão arterial. Depois de analisar as propriedades do ovo, os pesquisadores observaram que duas gemas cruas têm quase o dobro de antioxidantes de uma maçã e praticamente a mesma quantidade encontrada em 25g de mirtilos. A parte amarela também é fonte de ferro e ácido fólico e ajuda a reduzir o risco de coágulos e bloqueio das artérias, prevenindo doenças cardíacas.
Fonte: MINHA VIDA  (via newaletter)