quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Testosterona

O efeito dos hormônios na personalidade das mulheres é bem conhecido, principalmente na fase da TPM. Mas, e os homens? Eles também são afetados pela produção hormonal? Sim, a testosterona, principal hormônio presente no organismo masculino, influencia o comportamento, o desempenho sexual e também algumas características físicas. Os níveis de testosterona no sangue do homem caem naturalmente com o passar da idade, aproximadamente 1% ao ano a partir dos 40.
Dessa forma, é importante incluir a dosagem de testosterona em seus exames de rotina a partir dessa idade, pois uma baixa dosagem nesse período pode ser um sinal de alerta para problemas com a deficiência desse hormônio no futuro. No geral, os níveis adequados de testosterona variam entre 300 a 900 nanogramas por decilitro de sangue.
Entretanto, alguns homens podem sofrer com taxas reduzidas desse hormônio mais cedo do que o esperado, causando uma série de alterações e sintomas pelo corpo todo, sendo necessária a reposição hormonal. Obesidade e doenças crônicas, como bronquite e problemas cardíacos, são fatores que podem acarretar na alteração do hormônio.
A deficiência de testosterona pode afetar seu organismo! Se você é homem sentes algum dos sintomas citados a seguir, converse com seu médico! Veja:
1 - Baixo interesse sexual;
2 - Cansaço excessivo;
3 - Pensamento confuso e problemas de memória;
4 - Mudanças de humor;
5 - Dificuldade para construir músculos;
6 - Acúmulo de gordura na barriga;
7 - Perda de massa óssea;
8 - Baixo crescimento de pelos (nada a ver com calvície);
       9 - Problemas para dormir.
Fonte: MINHA VIDA  (via newaletter)