terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer

    Os casos de câncer aumentarão cerca de 50% até 2030, quando serão diagnosticados em todo o mundo quase 22 milhões de casos de câncer em comparação com os 14 milhões em 2012, devido a um forte aumento da doença nos países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, as mortes por câncer passarão de 8,2 milhões a 13 milhões por ano. A população mundial vai aumentar de 7 bilhões de pessoas em 2012 para cerca de 8,3 bilhões em 2025.
Essas tendências são acompanhadas pelo aumento e o envelhecimento da população e pela adoção de hábitos de risco, como fumar. O câncer substituiu as doenças cardíacas como a principal causa de morte a partir de 2011 e o número anual de diagnósticos aumentou de 12,7 milhões em 2008 para 14,1 milhões em 2012. Entre os sexos: cerca de 53% dos casos diagnosticados e 57% das mortes ocorrem em homens.
Os tipos de câncer também diferem em função do sexo. Entre os homens, o câncer mais comum foi os nos pulmões (16,7% do total de casos entre o sexo masculino); seguido pelo câncer de próstata (15%), de colorretal (10%), estômago (8,5%) e fígado (7,5%). Entre as mulheres, o mais frequente é o câncer de mama (25,2%), seguido pelo colorretal (9,2%), de pulmões (8,7%), útero (7,9%) e estômago (4,8%).
Há também diferenças regionais: mais de 60% dos casos de câncer e 70% das mortes ocorreram na África, Ásia, América Central e América do Sul. Na América Latina e no Caribe, o câncer de mama e o de próstata são os que têm maior incidência em mulheres e homens, respectivamente. Os tipos mais mortais nestas regiões são o câncer de mama e o câncer de colo do útero entre as mulheres, e o de próstata e de pulmão nos homens. Quase metade dos 14 milhões de novos casos de 2012 foram diagnosticados na Ásia, principalmente na China. A Europa totalizou um quarto dos casos, enquanto América Latina e Caribe 7,8% (e 7,4% de todas as mortes).
No geral, o câncer é diagnosticado em uma idade mais avançada em países menos desenvolvidos. E a nível global, o câncer de pulmão é o mais letal, com 19,4% do total, seguido pelo câncer de fígado (9,1%) e estômago (8,8%).
Fonte: G1

Momento lírico 242

ABENÇOADOS SEJAM!
(Karl Fern)

Cordão de pérolas brilhantes
Joia de reflexos multicores
Jardim de incontáveis flores
Rorejo de sons palpitantes
Nada como livres amantes
Em seus ninhos sedutores.

Sobre lençóis acolhedores
Alheios a cercos limitantes
Exalam perfumes cativantes
Peleiam sonhos pecadores
Esquecem medos e pudores
Viajam sob risos ofegantes.

Chamas em corpos confiantes
Molhados em suaves odores
No cansaço imune às dores
Fartos desejos embriagantes
Frenesis agudos galopantes
Cantam sinfonias e louvores.

Colírio de afagos confessores
Beijos que fluem incessantes
Abraços e mimos confiantes
Voo alado dos beija-flores
Passeio em divinais andores
Reino de odes balbuciantes.

Longe de freios angustiantes
Aquecido entre cobertores
Lúdicos contatos abrasadores
Nos sorridentes semblantes
Felizes sejam todos amantes
E abençoados todos os amores!