quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Humor (negro!) - Pérolas do ENEM 2013!


Demorou mas... infelizmente elas chegaram: As "pérolas" do ENEM 2013. Veja essas "descobertas" e os comentários de um leitor impressionado:
"Vasilhas de luz refratória podem ser levadas ao forno de microondas sem queimar". (Alguém poderia traduzir?)
"O bem star dos abtantes da nossa cidade muito endepende do governo federal capixaba". (Vende-se máquina de escrever faltando algumas letras.)
"Animais vegetarianos comem animais não-vegetarianos". (Esse aí deve comer capim...)
"Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana".
("Sarneamento” deve ser o conjunto de medidas adotadas por Sarney no Maranhão. Quer dizer, eu “axo”, mas não me “pré-ocupo” muito.)
"Fidel Castro liderou a revolução industrial de 1917, que criou o comunismo na Russia". (Não, besta, foi o avô dele.)
"O Convento da Penha foi construído no céculo 16 mas só no céculo 17 foi levado definitivamente para o alto do morro". (Demorou o "céculo" inteiro pra fazer a mudança.)
"A História se divide em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje". (Esqueceu a História em Quadrinhos.)
"Os índios sacrificavam os filhos que nasciam mortos matando todos assim que nasciam". (Mas...e se os índios não matassem os mortos?)
"Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos". (Ou era uma "biga" macho que tinha duas "bigas" fêmeas, puxada por um burro?)
"No começo Vila Velha era muito atrazada mas com o tempo foi se sifilizando". (Deve ter sido no tempo em que lá chegaram as primeiras prostitutas.)
"Os pagãos não gostavam quando Deus pregava suas dotrinas e tiveram a idéia de eliminá-lo da face do céu". (Como será que eles pretendiam fazer isso?)
"A capital da Argentina é Buenos Dias". (De dia. À noite chama-se Buenas Noches.)
"A prinssipal função da raiz é se enterrar no chão". (E a "prinssipal" função do autor deveria ser a mesma. E ainda vivo...)
"As aves tem na boca um dente chamado bico". (Cruz credo!)
"A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva". (Hehe. Esse é espirituoso...)
"Respiração anaeróbica é a respiração sem ar, que não deve passar de 3 minutos". (Senão a anta morre...)
 “Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido. Na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs". (E alguns ainda vivem nas "catatumbas".)
"Os egipícios dezenvolveram a arte das múmias para os mortos poderem viver mais". (Precisa "dezenvolver" o cérebro. Será que egipício é para rimar com estrupício?)
"O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro". (Esse aí não deve ter o tal nervo, ou seu cérebro não seria tão obscuro.)
"A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos". (I will survive.)
"O nordeste é pouco aguado pela chuva das inundações frequentes". (Verdade: de São Paulo até o Nordeste, falta construir aquadutos para levar as inundações.)
"Os Estados Unidos tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro asfaltadas". (Juro que eu não li isso...)
"As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas". (Hum...desconfio que vai ser poeta!)
"Republica do Minicana e Aiti são países da ilha América Central". (Procura-se urgente um Atlas Geográfico que venha com um Aurélio junto.)
“As autoridades estão preocupadas com a ploleferação da pornofonografia na Internet".(Deve estar falando do CD dos Raimundos.)
"A ciência progrediu tanto que inventou ciclones como a ovelha Dolly". (Teve a ovelha Katrina, também. Só que ela era meio violenta...)
"O Papa veio instalar o Vaticano em Vitória mas a Marinha não deixou para construir a Capitania dos Portos no mesmo lugar". (Foi quando ele veio no papamóvel, lembra?)
"Hormônios são células sexuais dos homens masculinos". (Isso. E nos homens femininos, essas células chamam-se frescurormônios.)
"Os primeiros emegrantes no ES construiram suas casas de talba". (Essa matéria prima é típica do ES?)
Enviada pela Professora Mirella Motta e Costa


Halitose

Muita gente já passou por algum aperto por conta da halitose. O problema ainda tem impacto social, causando constrangimento tanto ao portador, que evita o contato com outras pessoas, quanto a quem está por perto e fica sem jeito de manifestar incômodo e buscar distância do mau cheiro.
O mau hálito pode ser um alerta de que o organismo não está equilibrado ou de que a higiene não está sendo feita corretamente. O problema é chamado pelos profissionais de halitose. Escovar os dentes após cada refeição é requisito básico para evitar o mau hálito, mas existem outros cuidados. Hábitos que evitam a situação, entretanto podem ser empregados sem muita dificuldade e afastar momentos inconvenientes.
Aqui são apresentados sete hábitos que evitam o mau hálito!
1 - Comer regularmente
Coma de três em três horas. Em jejum, o organismo começa a queimar gordura armazenada para obter energia e nessa reação, há liberação de compostos à base de enxofre, que é absorvido pela corrente sanguínea e, via pulmonar, expelido na respiração. É uma halitose considerada sistêmica, pois não tem relação com as condições bucais do paciente. Por isso, fazer três grandes refeições ao longo do dia, intercaladas com lanchinhos, é uma boa estratégia para evitar o mau hálito, além de ser fundamental para uma dieta equilibrada.
2 - Beber água
A salivação é uma das principais armas contra o mau hálito e, como 90% da saliva é água, a hidratação também ajudar a evitar a halitose. No ato da ingestão ainda é possível lavar a boca, eliminando boa parte das bactérias ali presentes.
3 - Escovar a língua
Um dos pontos que promovem maior liberação de compostos de enxofre é a língua, popela presença de  acúmulo de restos de alimentos e células da mucosa bucal, além de bactérias. Os de raspadores de língua removem 98% da massa bacteriana ali depositada s.
4 - Alimentos e mastigação
Mastigar estimula a salivação, o que ameniza o mau hálito, mas alguns alimentos promovem uma limpeza bucal ainda maior. Entre eles, estão as frutas cítricas, como laranja e kiwi. Opções cruas e com casca, como a maçã e o pepino. E adstringentes, como o gengibre.
5 - Chiclete sem açúcar
Mascar um chiclete sem açúcar não substitui a escovação, mas a mastigação da goma ajuda a higienizar os dentes e seu sabor disfarça o mau hálito. Assim que possível, entretanto, faça uma boa limpeza com escova, raspador e fio dental e use um enxaguante bucal.
6 - Fio dental
Frequentemente desprezado, ele é fundamental para uma boa limpeza e, consequentemente, para evitar o mau hálito, pois retira os resíduos acumulados entre os dentes, local que a escova nem sempre alcança.
7 - Descobrir a causa
Doenças como o diabetes também podem estar por trás do problema e, em muitos casos, o paciente nem sabe que é portador do problema.  Consulte  um profissional para fazer uma avaliação cuidadosa com o objetivo de eliminar todas as doenças que predispõem originar a halitose.

Fonte: MINHA VIDA  (via newaletter)