sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Preservando a voz no carnaval

No trio elétrico, no bloco de rua, nos clubes ou no sambódromo, não importa o lugar, onde há carnaval há uma multidão fazendo coro para a trilha da folia. Essas e tantas outras situações típicas do carnaval podem prejudicar - e muito - a nossa voz e abusar mesmo que em apenas um dos dias de festa já pode desencadear problemas.
Os excessos ou o mal uso vocal - falar muito e muito alto, gritar e forçar a voz - podem sobrecarregar as cordas vocais, desencadeando um inchaço, causando rouquidão, alteração na qualidade da voz ou perda dela por alguns dias. Elas incham, perdem a mobilidade e ficam impedidas de vibrar e produzir a voz.
Como prevenção é saudável dar atenção para algumas dicas simples que, em conjunto, são fáceis de seguir e ajudam a não perder a voz mesmo festejando em ambientes e ruas com muito barulho, entre elas:
- beber devagar 8 a 10 copos de água por dia;
- conversar sem elevar o volume da voz;
- guardar as manhãs e tardes para descansar;
- praticar exercícios vocais
- controlar a vontade de pigarrear
- evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. 
- evitar bebidas muito geladas ou retenha os primeiros goles na boca por um tempo;
- consuma só comidas leves, evitando  carnes e alimentos apimentados ou em conserva;
- vestir camisetas ou vestidos folgados, especialmente na  região abdominal e do pescoço.

Fonte: MINHA VIDA (via newsletter)

A dieta DASH

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) surgiu através de um estudo realizado em universidades dos Estados Unidos, que avaliou o efeito da dieta sobre a pressão arterial. Inicialmente, ela tinha o objetivo de reduzir a pressão arterial em hipertensos, porém, recentemente, surgiu uma variação com redução calórica, que auxilia na perda de peso, além de melhorar o perfil metabólico de pacientes com síndrome metabólica.
Essa dieta limita a ingestão de sódio, gordura saturada e colesterol, que contribuem para ocorrência de doenças cardiovasculares. Carnes vermelhas, alimentos industrializados, embutidos, doces, bebidas açucaradas e álcool devem ser evitados. Incentiva o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes, aves, leite e derivados com baixo teor de gordura, e alimentos fontes de gordura monoinsaturada.
De acordo com essa dieta, a gordura total deve representar 27% da alimentação, sendo até 6% de gordura saturada e até 150 miligramas de colesterol. Os carboidratos são responsáveis por 55% das calorias da alimentação e as proteínas por 18%. Além disso, o consumo de fibras deve ser de 30 gramas por dia.
Como vantagens da Dieta DASH, ela não faz restrições de grupos alimentares, sendo possível evitar a monotonia tão comum em dietas. Incentiva o consumo de frutas, verduras e legumes, que são alimentos fontes de vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo.
Existem estudos que indicam que também pode reduzir a incidência de algumas neoplasias, além de diminuir os riscos de osteoporose. Devido ao incentivo à ingestão de fibras, algumas pessoas sentem dificuldades em segui-la. O consumo de produtos lácteos não é indicado para pessoas com intolerância à lactose.
ANTES DE INICIAR UMA DIETA, CONSULTE UM NUTRICIONISTA!

Fonte: DIETA E SAÚDE  (via newaletter)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ainda sobre o colesterol LDL

Alimentos ideales para bajar el colesterol


Fonte: http://blogs.infobae.com/alimentacion-consciente/2013/08/28/alimentos-ideales-para-bajar-el-colesterol/


Colesterol ruim - LDL


Conhecido fator de risco para doenças cardiovasculares, o colesterol em excesso pode formar placas de gordura nas artérias, impedindo a plena passagem de sangue e provocando o endurecimento dos vasos, ou a aterosclerose.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e doenças associadas a esse problema, como infarto e AVC, são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a primeira causa de morte no mundo.
Felizmente, pode-se reduzir os níveis de colesterol sanguíneo adotando uma série de hábitos simples com resultados garantidos:  consumo de fitoesteróis e boa alimentação.
O consumo de álcool deve ser evitado, mas curiosamente estudos têm demonstrado que a ingestão de vinho tinto pode ter um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares, promovendo a elevação do colesterol bom - o benefício é atribuído aos flavonoides presentes no vinho tinto.
Fazer uma consulta ao médico regularmente e fazer os exames de contagem de colesterol são extremamente importantes, principalmente para pessoas com histórico familiar no problema.
Fonte: MINHA VIDA (via newsletter)


Cerro Ballena - cemitério de baleias no deserto

Pesquisadores chilenos e americanos estabeleceram uma teoria para explicar a existência de um misterioso cemitério de baleias pré-históricas ao lado da rodovia Pan-Americana, no deserto do Atacama, no norte do Chile. Eles acreditam que os cetáceos ancestrais podem ter morrido ao consumir algas tóxicas, e que seus corpos foram parar no local que se encontram hoje – conhecido como Cerro Ballena (“Colina da Baleia”) –  por causa da configuração geográfica da região.
Os animais estão no local há 5 milhões de anos, e este acúmulo de fósseis seria o resultado de não apenas um, mas de quatro grandes encalhes. As baleias ingeriram as algas e foram então arrastados para um estuário e, em seguida, para a areia onde, com o passar do tempo, foram enterrados. Na análise feita no local onde os fósseis estavam foram identificados os restos de mais de 40 baleias. Os cientistas também encontraram, entre estes fósseis de baleia, outros, de predadores marinhos importantes e também de herbívoros.
No entanto, por enquanto, os pesquisadores não podem afirmar com certeza que algas tóxicas foram responsáveis pelos encalhes. Cerro Ballena é uma região considerada como um dos sítios de fósseis mais densos do mundo. Os cientistas calculam que podem existir centenas de espécies na área que ainda precisam ser descobertas e investigadas.
Fonte: G1


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Malária

    Os mosquitos anopheles são o vetor da malária, que mata a cada ano centenas de milhares de pessoas, particularmente na África. A principal estratégia de combate à doença é a erradicação do mosquito por meio da pulverização de inseticidas.
Com o tempo começaram a aparecer insetos resistentes aos inseticidas, tornando-os ineficazes. Foi encontrado uma população de mosquitos totalmente resistente, e não apenas ao DDT, mas também aos pyrethroids, outra classe de inseticida geralmente utilizada contra a malária.
Pesquisadores britânicos identificaram, em uma região do Benin, os anopheles resistentes aos dois tipos de inseticida e compararam seu genoma ao de mosquitos que não desenvolveram resistência. Eles descobriram que apenas um gene mutante é suficiente para dar aos mosquitos resistência ao DDT e a outros tipos de inseticidas utilizados para combater a malária. Foi identificado um gene particularmente ativo, batizado de ‘GSTe2′.
Análises posteriores revelaram que apenas uma mutação do GSTe2 (‘L119F’) era suficiente para dar resistência aos mosquitos diante das duas classes de inseticidas. Uma proteína revelada em um exame de cristalografia de raio X, permite aos mosquitos resistir aos inseticidas, decompondo as moléculas de DDT para transformá-las em substâncias inofensivas.
Para confirmar que apenas a presença desta mutação genética é suficiente para proteger os mosquitos contra os inseticidas, os pesquisadores introduziram o GSTe2 mutante em moscas drosófilas, que também desenvolveram resistência.
Estas descobertas permitirão o desenvolvimento dos programas de controle de mosquitos e evitarão que tais genes (mutantes) sejam transmitidos a outras populações de vetores.
(Fonte: G1)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Atividade física em excesso

Ao longo dos anos a atividade física em excesso pode levar a perda da força natural e resistência, poia a atividade física em excesso causa acúmulo de radicais livres. Radicais livres são frações de moléculas, fragmentos, que resultam de todo o processo da produção de energia pelo tecido muscular. Eles são extremamente instáveis e sua ativação causa lesão do tecido muscular. O metabolismo exigido na produção de energia para atividade física termina na formação desses radicais livres, além de outras moléculas, mas somente o excesso de exercícios, atividade física intensa e prolongada, faz com que o seu acúmulo seja prejudicial à saúde.
A atividade física em excesso pode levar ao acúmulo desse radicais. Estes danos podem ser permanentes e se agravam com a perda natural da força e resistência ocorrida com o passar dos anos. Como consequência, há fadiga e perda de força que é maior do que a produzida pelos trabalhos concêntricos, movimento a favor da contração do músculo, embora estes em excesso possam trazer efeito semelhante. Um exemplo disso é o cotovelo que se abre para fora quando a pessoa carrega muito peso.
Outro ponto principal a ser esclarecido é a ação do oxigênio, ou da falta dele. A atividade física intensa e prolongada impede o adequado aporte de oxigênio, mais uma causa de estresse na produção de energia pelo músculo. Este fenômeno leva a uma menor produção de antioxidantes como as vitaminas A, E, C e de elementos como o zinco e magnésio, essenciais no bloqueio da indesejada ação dos radicais livres.
Excluindo carências nutricionais e doenças, basta que a atividade física seja de intensidade moderada em seu volume semanal para prevenir o problema. Portanto não se deve realizar treinos por um período maiores do que o qual estava habituado, mais extenuantes do que o normal e mais de três vezes por semana. Deve-se praticar atividade física moderada e regular para que esses radicais livres sejam naturalmente combatidos pela produção adequada de antioxidantes e o praticante continuar usufruindo tudo o que de bom o exercício traz para o nosso organismo. Além disso, mantenha uma dieta balanceada com grande variedade de alimentos. 
Fonte: MINHA VIDA (via newsletter)                            
                

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Momento lírico 248

O SEMEADOR
(Karl Fern)

Não sou lá tão religioso
Mas sei que sou pecador
Do bem sou acolhedor
Na Bíblia, livro generoso
Há um exemplo precioso
A parábola do semeador.

Saindo Jesus bem cedo,
Sentou-se junto ao mar
Pra multidão lhe escutar
Olhando para o penedo
 Principiou o seu enredo
Ser semente e germinar.

Falou aos seus crentes
Que o semeador andava,
E por onde ele passava
Muitas de suas sementes
Caíam ali intermitentes
Por onde ele caminhava.

Vieram aves famintas
Vendo a dádiva reluzente
Comeram-nas rapidamente
E outras tantas distintas
 Caíram fora das quintas
Em pedregoso ambiente.

Na terra fraca e ralinha
Brotaram esperançosas
Mas foram idem inditosas
Pois com a tenra raizinha
Queimou no calor que vinha
Das radiações calorosas.

E outras entre espinhos,
Crescidos as sufocaram
Suas folhas perfuraram
E, assim, aos pouquinhos
Não achando os caminhos
Pereceram onde brotaram.

Enfim sementes sortudas
Plantadas na terra sadia
Cresceram sãs com alegria
Floresceram bem parrudas
Vingaram vagens polpudas
E mais sementes produzia.

Assim são muitas pessoas
Que ouvem ensinamentos
Umas perdem em momentos
Outras mesmo sendo boas
Vão escutando outras loas
Mudando os pensamentos.

Mas há quem não esquece
Uma lição compreendida
Toma o exemplo na vida
Seu espírito se enobrece
E no seu terreno floresce
     A felicidade divina pedida.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Consumo de ovos

Tudo em excesso é prejudicial. Embora ovos sejam um alimento saudável e muito nutritivo, é importante levar em conta que ele também possui gorduras. Dessa forma, o recomendado é consumir o ovo de três a cinco vezes por semana, levando em consideração uma dieta saudável.
Por outro lado, ovos são recomendados para quem faz atividade física pesada, principalmente musculação. Isso porque além de conter todos os aminoácidos essenciais, que ajudarão na reconstrução muscular, ele é rico em uma proteína velha conhecida dos atletas chamada albumina, que além de dar energia ajuda no ganho de muscular. Como essa proteína se concentra na clara, o recomendado para os praticantes de musculação é ingerir de uma a duas claras por dia de exercício, para ajudar na recuperação e restauração dos músculos. É importante não ultrapassar essa recomendação, já que o excesso de consumo de proteínas pode sobrecarregar os rins.
É importante saber que a clara é mais saudável que a gema, pois ela tem menos gordura e é rica em proteínas e possui todos os aminoácidos essenciais, ajudando em diversas funções do nosso organismo. Mas isso não quer dizer é preciso descartar a gema sempre que for comer ovos, pois ela também tem seus benefícios.
A gema do ovo é rica em antioxidantes e possui substâncias que diminuem a pressão arterial. Depois de analisar as propriedades do ovo, os pesquisadores observaram que duas gemas cruas têm quase o dobro de antioxidantes de uma maçã e praticamente a mesma quantidade encontrada em 25g de mirtilos. A parte amarela também é fonte de ferro e ácido fólico e ajuda a reduzir o risco de coágulos e bloqueio das artérias, prevenindo doenças cardíacas.
Fonte: MINHA VIDA  (via newaletter)

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Testosterona

O efeito dos hormônios na personalidade das mulheres é bem conhecido, principalmente na fase da TPM. Mas, e os homens? Eles também são afetados pela produção hormonal? Sim, a testosterona, principal hormônio presente no organismo masculino, influencia o comportamento, o desempenho sexual e também algumas características físicas. Os níveis de testosterona no sangue do homem caem naturalmente com o passar da idade, aproximadamente 1% ao ano a partir dos 40.
Dessa forma, é importante incluir a dosagem de testosterona em seus exames de rotina a partir dessa idade, pois uma baixa dosagem nesse período pode ser um sinal de alerta para problemas com a deficiência desse hormônio no futuro. No geral, os níveis adequados de testosterona variam entre 300 a 900 nanogramas por decilitro de sangue.
Entretanto, alguns homens podem sofrer com taxas reduzidas desse hormônio mais cedo do que o esperado, causando uma série de alterações e sintomas pelo corpo todo, sendo necessária a reposição hormonal. Obesidade e doenças crônicas, como bronquite e problemas cardíacos, são fatores que podem acarretar na alteração do hormônio.
A deficiência de testosterona pode afetar seu organismo! Se você é homem sentes algum dos sintomas citados a seguir, converse com seu médico! Veja:
1 - Baixo interesse sexual;
2 - Cansaço excessivo;
3 - Pensamento confuso e problemas de memória;
4 - Mudanças de humor;
5 - Dificuldade para construir músculos;
6 - Acúmulo de gordura na barriga;
7 - Perda de massa óssea;
8 - Baixo crescimento de pelos (nada a ver com calvície);
       9 - Problemas para dormir.
Fonte: MINHA VIDA  (via newaletter)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Momento lírico 247


SONETO
(Karl Fern)

Um tempo te amei por inteira
Vivemos incontáveis loucuras
Ouvi de ti apaixonadas juras
Eras minha paixão verdadeira!

Foste minhas doces venturas
Viva aura da afeição primeira
Sonho de uma luz alvissareira
Celeste pirâmide de ternuras!

Mas um sonho jamais é eterno
Como página de algum caderno
Que um dia terminou rasurada,

Manchou-se o destino da gente
E quase que assim de repente
O tão lindo não era mais nada!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Ciência X Religião nos EUA

O estudo da Universidade de Rice demonstrou que os cientistas e a maioria da população são ativos similarmente em suas vidas religiosas, mostrando que ciência e religião andam de mãos dadas nos EUA.
A pesquisa demonstrou que 18% dos cientistas assistiram a cultos religiosos semanais, em comparação com 20% da população em geral.
A consulta também demonstrou que 15% dos cientistas se consideram muito religiosos contra 19% da população em geral.
Enquanto isso, 13,5% dos cientistas leem textos religiosos semanais, em comparação com 17% da população americana. Dezenove por cento rezam várias vezes ao dia contra 26% da população como um todo.
Além disso, quase 36% dos cientistas afirmaram não ter dúvidas sobre a existência de Deus.
Fonte: YAHOO NOTÍCIAS


sábado, 15 de fevereiro de 2014

ML 243 (reposição!)

(Repondo o ML 243 que saiu com texto repetido do ML 242!)
UM BOM DIA POR DIA!
(Karl Fern)

Hoje é uma segunda-feira
Nova semana florescendo
Vida segue se sucedendo
Como rio em corredeira
Ou uma nuvem passageira
Que vingue paz e harmonia
Leve como uma alegoria
Ungida de bons momentos
Sem dores ou fingimentos
Tenham todos um BOM DIA!
***
Tá chegando a terça-feira
Quer chova quer faça sol
Foi-se o colorido arrebol
A manhã surge altaneira
Depois uma tarde inteira
Como rotina que desafia
Feito refrão de melodia
Que se seguirá repetindo
Perca mágoas, vá sorrindo
Tenham todos um BOM DIA!
***
A quarta-feira já pintou
Mais um dia da semana
Flui a vida em caravana
Fica pra trás o que passou
Se entristeceu ou alegrou
Não se domine pela apatia
Viva com muita energia
Nunca inveje o seu irmão
Siga com Deus no coração
Tenham todos um BOM DIA!
***
Que quinta-feira bonita
Mais um dia em nossa vida
Dádiva divina e querida
Criação única e bendita
Que seja assim infinita
Sem loucura ou correria
Com a alma em calmaria
Vivendo com honestidade
Pra ampliar essa felicidade
Tenham todos um BOM DIA!
***
E chegou a sexta-feira
Pra muitos o dia “sagrado”
Deveras o mais esperado
Aguardado a semana inteira
Dia de tomar uma saideira
Escapar dessa monotonia
Encontrar com a confraria
Deleitar-se em divertimentos
Mas antes desses momentos
Tenham todos um BOM DIA!
***
Siga o sábado com alegrias
Em completa satisfação
Emocione seu coração
Sorria como outros dias
Pinte acordes de melodias
Ache perfeita companhia
Role tudo em sintonia
Onde você bem estiver
Seja como Deus quiser
Tenham todos um BOM DIA!
***
Diferente o domingo é
Dia de descanso, ir à missa
Ou que seja outra premissa
Protestante ou candomblé
Importante é ter forte fé
Não praticar a hipocrisia
Desejar vida em harmonia
E sempre praticar o bem
Isso é o que mais convém
Tenham todos um BOM DIA!