segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Água com gás

A água gasocarbônica, conhecida como ‘’água com gás’’, apresenta características químicas capazes de combater indisposições digestivas. A água com gás pode substituir a água natural ou desgaseificada, contanto que não seja a única fonte de hidratação do dia. Em excesso, pode irritar a mucosa do estômago de pessoas pré-dispostas a problemas gastrintestinais. Estudos apontam que a água com gás pode ser mais benéfica ao organismo do que a sem gás.
A verdade é que a assim como a água sem gás, a gaseificada não tem calorias e, portanto, não engorda. Beber um copo de água com gás ajuda a eliminar a sensação de fome. O importante é que a água com gás hidrata tanto quando a sem gás. E isso vale tanto para as naturalmente gaseificadas como para as gaseificadas artificial.
Mas não só como bebida ela pode ser utilizada. Por exemplo, não jogue fora o resto da água com gás. Economize reutilizando o que você já tem em casa. Veja usos caseiros para a água com gás.
1 - Dê às plantas um banho de água mineral
Use-o para regar as plantas. Os minerais da água com gás ajudam o crescimento das plantas verdes. Para maior benefício, experimente regar as plantas com água gasosa uma vez por semana.
2 - Remova manchas do tecido
Limpe manchas de gordura dos tecidos. Jogue água com gás sobre a mancha e esfregue suavemente. Esfregue com mais força para retirar manchas de tapetes ou roupas menos delicadas.
3 - Abra a concha das ostras
Se você adora ostras, mas considera abrir a concha uma tarefa quase impossível, experimente deixá-la de molho em água com gás. A ostra não vai exatamente saltar da concha, mas será muito mais fácil abri-la.
4 - Dê brilho a pedras preciosas
Mergulhe seus diamantes, rubis, safiras e esmeraldas em água com gás para dar às pedras um brilho lustroso. Basta deixá-las de um dia para o outro num copo cheio de água com gás.
5 - Recupere a cor do cabelo
Se seu cabelo loiro fica verde quando você nada em piscina com excesso de cloro, não entre em pânico. Lave o cabelo com água gasosa, e a cor original retornará.
6 - Limpe bancadas e utensílios
Despeje água com gás diretamente sobre pias, fogões e bancadas de aço inoxidável. Esfregue-os com um pano macio, lave com água morna e seque. Para limpar utensílios de louça, basta despejar água com gás e esfregar com um pano macio. Não há necessidade de ensaboar ou lavar, e a água com gás não vai danificar o revestimento. Limpe o interior da geladeira com uma solução fraca de água gasosa e uma pitada de sal.
Fonte: REVISTA SELEÇÕES (http://www.selecoes.com.br/)

Sanfona x Nordeste



Clique no link pra ver as imagens exibidas no O Globo Rural de 22/12/2013, uma reportagem especial sobre a influência da Sanfona na região nordestina. Inclusive a história de sucesso do sanfoneiro Amazan, e sua fábrica de sanfonas Leticce. As imagens foram gravadas em Jardim do Seridó, com a participação de sanfoneiros conhecidos como Gilvan do Acordeon, Chico de Manoel de Rita e Neném de Laura, além de jovens talentos de outros municípios da região, e em Campina Grande, cidade onde Amazan se profissionalizou e instalou a sua fabrica de sanfonas.