sábado, 30 de novembro de 2013

Espreguiçamento

Uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça sete motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia. Dor de cabeça e até lesões se mantêm longe do corpo alongado todos os dias.
1. Acorda o cérebro - Os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro".
2. Dá mais disposição - Libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo. 
3. Afasta dores de cabeça - Mandar embora a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular.
4. Lubrifica as articulações - Para manter em bons níveis do líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações.
5. Deixa o corpo mais jovem - É uma forma de alongar e preservar a flexibilidade, reduzindo problemas de coluna e joelhos.
6. Reduz riscos de lesões - Mesmo sendo "esportista de final de semana", é importante que você torne a prática do alongamento em hábito diário, realizado pela manhã e à noite.
7. Alivia a fibromialgia - Para os portadores da fibromialgia, doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica, o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.
Fonte: MINHA VIDA  (via newaletter)