terça-feira, 12 de novembro de 2013

O verão


Cuidados para gozar bem a estação mais quente do ano!
1 - Hidratação
É mais importante beber água no verão, pois nosso corpo desidrata mais nessa estação. A água de coco tem substâncias capazes de manter nosso organismo hidratado e repõe os nutrientes perdidos por meio da transpiração. Os sucos contam com a água e todos os nutrientes que as frutas carregam em sua composição, sendo também eficaz no quesito hidratação. A água, porém, nunca pode ser deixada de lado.
2 - Frutas e legumes
Existem muitas frutas e legumes que tem uma porção de água em sua composição e podem ajudar nosso corpo a se manter hidratado durante todo o verão. Alguns exemplos são melancia, morangos, abacaxi, pepinos, framboesas, abobrinha, cenoura e folhas no geral. É importante ressaltar, porém, que toda essa água só é aproveitada se consumirmos esses alimentos em sua versão crua - afinal, o processo de cozimento faz com que o alimento perca água.
3 - Intoxicação alimentar
O risco de contaminações alimentares aumenta no verão, pois a maioria das bactérias se reproduz mais rapidamente em altas temperaturas e justamente por isso os alimentos como carnes e derivados do leite estragam com mais facilidade.
4 - Horários mais indicados para tomar sol
Antes das 9h00 e depois das 15h00 para evitar problemas com a pele.
5 - Protetor solar
Apesar de haver horários do dia mais seguros para se expor ao sol, a proteção solar é fundamental a qualquer hora do dia.
6 - Condicionadores ou leave-ins
Os produtos capilares com proteção solar podem e devem ser aplicados todos os dias, para evitar que os fios sofram os danos causados pelos raios solares.
7 - Hidratações capilares
A hidratação deve ser feita a cada dez dias durante o verão. Ela é um antídoto contra as agressões do sol, do mar, da piscina e do vento antes ou depois de os estragos aparecerem. A hidratação feita em casa é mais superficial e serve para proteger o cabelo. Já o tratamento oferecido nos salões age mais profundamente, com o objetivo de recuperar os fios danificados. Os fios mais grossos pedem cremes à base de óleo, que têm maior poder de hidratação. Cabelos finos se dão melhor com máscaras à base de proteínas, indicadas para fortalecimento.
8 - Tratamentos para a pele no verão
Tratamentos a laser, remoção de pintas e peeling químico não são recomendados no verão. Todos esses procedimentos podem formar manchas ou cicatrizes caso a área seja exposta ao sol com frequência, afirma a dermatologista Lilian Estefan, de São Paulo. Portanto, caso você queira ficar linda para o verão sem precisar ficar escondendo a pele, prefira fazer esses tratamentos no inverno.
9 -  Tatuagens
Pode, desde que a área fique protegida. O sol pode interferir na cicatrização e fixação dos pigmentos da tatuagem e pode provocar um processo inflamatório. Se a proteção solar - por meio de produtos ou roupas - for feita de forma adequada, não há grandes problema.
10 - Micoses
O calor, o sol, a umidade e os hábitos de higiene, como usar piscinas de clubes e chuveiros coletivos - facilitam o desenvolvimento de micoses. O uso do talco absorvente entre os dedos e outras áreas que podem ser afetadas pela micoses é altamente recomendado, já que manterá a pele livre da umidade. Outras recomendações para evitar micoses são: usar roupas largas, secas e bem ventiladas; não usar toalhas, roupas ou calçados emprestados; certificar-se de que entre os dedos, virilhas e outras dobras estejam bem secos após o banho; e usar sandálias ou sapatos que permitam a ventilação.
Fonte: MINHA VIDA  (via newaletter)


Momento lírico 214


A RAINHA DA BORBOREMA!
(Karl Fern)

E o sol da Borborema
Derreteu-se de amores,
Pôs um manto de cores
Mimou-a com um poema
Posou-lhe um diadema
De paradisíacas flores.

Fez de você uma Rainha
Desde que era menina
Deus abençoou sua sina
Felicidade sua madrinha
Será sempre a minha
Amada e linda Campina!