segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Parecem saudáveis mas não são!

Existem alimentos que parecem inofensivos, quando, na verdade, não são tão saudáveis assim e não são uma boa opção para emagrecer ou evitar doenças relacionadas à alimentação.
Pra começar pra serem conservados exigem grande quantidade de sódio, açúcar e muitos conservantes químicos que podem prejudicar o funcionamento do intestino, além da perda de muitas vitaminas e outros nutrientes naturais durante o processo de industrialização.
Por exemplo, os chás de lata podem ter tanto açúcar quanto refrigerantes, além de sal, açúcar e gordura, além de terem diversas substâncias químicas adicionadas para realçar sabor e fazer o produto durar mais tempo.
Exemplos:
1 - Sucos de Caixinha
Contêm uma quantidade grande de açúcar e mesmo as versões light ainda apresenta muitos conservantes.
2 - Chás em lata
Apresentam grande quantidade de açúcar ou adoçante, semelhante à dos refrigerantes. Além disso, alguns tipos de chá são ricos em cafeína, que pode causar ansiedade, insônia e acelerar o coração.
3 - Adoçantes
Seu consumo excessivo deve ser evitado, pois o cérebro reage aumentando a vontade de comer doce. A recomendação é tentar variar o tipo de adoçante utilizado ao longo do dia.
4 - Bebidas esportivas
Têm em sua composição grandes quantidades de sódio e potássio  e não devem ser utilizadas pelo esportista comum, para quem água e uma dieta diária equilibrada são suficientes para mantê-lo saudável.
5 - Barrinhas de cereal:
Não podem ser consumidas muitas vezes ao dia e é preciso estar atento à quantidade de gordura saturada e sódio que algumas delas possuem. Algumas possuem grãos processados, como flocos de arroz ou aveia, em vez de grãos integrais. Para grudar os pedacinhos são utilizadas substâncias como xarope de glicose.
6 - Cereais matinais
Os mais saborosos geralmente são os menos saudáveis..
7 - Sopas em pó
Versões industrializadas, que requerem apenas adição de água, não devem fazer parte da dieta, pois contêm muitos conservantes, especialmente sódio em excesso.
8 - Chocolate diet
Recomendado para pessoas que têm diabetes, pode ser mais calórico do que o chocolate normal, porque para manter o sabor e a consistência, a falta de açúcar é compensada com adição de gordura.
9 - Saladas elaboradas
Produtos com atum, frango e camarão frequentemente são carregadas de maionese, com gorduras e calorias escondidas entre seus ingredientes.
10 - Pães multigrãos
Eles nem sempre trazem grãos integrais, que são bons para o coração e muitos deles são preparados com grãos refinados, logo, não trazem o benefício nutricional esperado. É importante ler as informações nutricionais com muita atenção.
11- Batatas recheadas
São ricas em vitamina C, potássio e fibra e, além disso, têm em média 160 calorias, no entanto, muitos restaurantes carregam o prato com manteiga, creme de leite, queijo, bacon e outros ingredientes que acabam aumentando o número de calorias para 600, além de muitas gramas de gordura.
12- Peru
Versões embalados são muito carregadas de sódio. Fique atento ao rótulo e opte por marcas com menor taxa de sódio.
Obs: Sucos de polpa são um pouco mais interessantes para o preparo de bebidas, porque o processo de congelamento da fruta gera uma perda menor de vitaminas. Cuidar de sua saúde só faz bem, você tem que se proteger muito!
Fonte:BLOG VIVENDO A VIDA BEM FELIZ (http://vivendoavidabemfeliz.blogspot.com.br)Fonte: MINHA VIDA (via newaletter)