quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Momento lírico 204

CORPOS E MENTES
(Karl Fern)

Viajante desejo alucinado
Perante atração atiçada
Surto de odor orvalhado
Na rosa prima imaculada.

No descontrole cristalino
Nas nuances corporais
Com o aval do destino
E volteios dos vendavais.

Uma paixão muito afoita
Um propósito desmedido
Sentimento que açoita
Uma lógica sem sentido.

Solto devaneio mental
No compasso sem noção
Cio selvagem e anormal
Ou truques do coração.

Sonhos veem e voltam
Não pedem explicações
São fagulhas que se soltam
Nos floreios das emoções.

Conto de corpos e mentes
Numa conjunção benfazeja
Um concerto inconsciente
Que a ansiedade sobeja.

No suor de vivas gotas
Ocaso da consumação final
Na prece das linhas rotas
Fragrâncias do prazer total.

Êxtase final e primitivo
Licor sublimante e preciso
Seivas do reino instintivo
Em languidez no Paraíso.

Fonte: MINHA RIMAS II

A berinjela

A berinjela é um dos vegetais mais ligados ao emagrecimento. E além de ser usado in natura em saladas ou inteiro em preparações, como camada de lasanhas, por exemplo, ele ainda pode ser apresentado no formato de suco, chá e farinha. Mas entre esses derivados, acredita-se que a farinha da berinjela seja a que mais mantenha suas propriedades originais. Tanto que alguns estudos indicam que a ingestão regular da farinha seja mais eficaz no emagrecimento e diminuição dos níveis de gorduras sanguíneas, como o colesterol e os triglicerídeos.
Não existe uma tabela nutricional oficial da farinha de berinjela e sua composição pode variar muito de acordo com a marca ou a forma como ela é produzida. Um estudo brasileiro, porém, mapeou a quantidade alguns nutrientes, e par cada 15 g (uma porção)  essa farinha tem carboidratos 3,8 g, proteínas 1,2 g, gorduras 0,3 g e fibras 6,8 g.
A berinjela é rica em vitamina B3 (niacina) e vitamina C, por exemplo. No caso da  farinha são indicadas 55 gramas de fibras ao dia em uma dieta de 2 mil calorias diárias. A farinha de berinjela apresenta 6,8 gramas em uma porção de uma colher de sopa (15 g), ou seja, equivale a 27% desse valor. Por outro lado ela é bem pobre em gorduras, contendo apenas 0,3 g a cada 15 g. Como precisamos consumir no máximo 55 gramas de gordura ao dia, uma porção supre apenas 0,5% da quantidade desse macronutriente que precisamos ao dia.
A berinjela é um alimento rico em antioxidantes e, no geral, o seu consumo, mesmo na forma de farinha ajuda a emagrecer, aumenta a saciedade, reduz a gordura corporal, controla a compulsão por doces ajudando os diabéticos, reduz as gorduras no sangue, melhora o funcionamento do intestino e aumenta a imunidade.
A sua casca de coloração arroxeada é rica em  flavonoides chamados de antocianinas. Elas protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, infecções virais e obesidade, devido a sua ação antioxidante, que protege o DNA das células e evita inflamações. Quando a farinha de berinjela é feita com a casca, ela preserva esses nutrientes, colaborando dessa forma para a nossa saúde.

Fonte: MINHA VIDA (via newaletter)