domingo, 25 de agosto de 2013

Momento lírico 188

VIDA QUE SEGUE!
(Karl Fern)

A gente tem um amor
Mas ele não nos entende
As vezes até nos ofende
Machuca com muita dor
Destrói nosso interior
Duvidando do nosso bem
Arruína tudo que se tem
Mutila nossa canção
Espinha nosso coração
Minando com seu desdém.

Sentimos como ninguém
Tristes e desconsolados
Profundamente magoados
Valendo nem um vintém
Tudo por causa de alguém
Que atravessa o caminho
E com trejeito mesquinho
Torna-se mais acreditado
Largando tudo acabado
A ira vencendo o carinho.

Se a rosa tem espinho
Sob sua pétala perfeita
Que a natureza enfeita
Nas laterais do caminho
Por que no mundo sozinho
Sempre sairia ganhando?
Melhor ir se motivando
Com o que se tem na vida
Mesmo sem sua querida
O mundo segue girando.


Alimentos negros x dieta

Como não é atrativa na panela, a cor preta costuma ter um peso negativo, indicando que um alimento pode não está fresco, por exemplo. Mas existem frutas, cereais e leguminosas com essa coloração que trazem diversos benefícios. Por exemplo, o arroz negro é menos calórico e tem mais fibras que o arroz integral. Em alguns casos, o preto intenso indica que aquele alimento possui uma alta concentração de determinado nutriente, como antioxidantes.
 Veja alguns exemplos de alimentos negros que devem figurar num cardápio saudável!
Feijão preto - É rico em magnésio e tem mais fibras que qualquer outro tipo de feijão. Tem mais ferro que o tipo carioca, combatendo melhor a anemia, sendo mais nutritivo se consumido junto com arroz.
Soja preta - É mais rica em antioxidantes, principalmente as antocianinas, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, inflamações, infecções virais e obesidade. 
Lentilha preta - Excelente fonte de proteínas, além de rica em fibras, ferro e ácido fólico, fundamental na formação neurológica durante a gestação.
Gergelim preto - Tem um valor calórico menor, mais vitamina A e cálcio que a variedade creme, além de compostos fenólicos, que combatendo radicais livres, e constituem fonte de antioxidantes naturais. 
Arroz negro - Tem 20% a mais de proteínas e 30% mais fibra em relação ao integral, elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico. Também tem grande conteúdo de compostos fenólicos e substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e câncer.
Jabuticaba - É rica em polifenois, incluindo antocianinas, flavonoides, acido fenólico e taninos, retardando o envelhecimento celular, combatendo os radicais livres. Uma porção de jabuticabas corresponde a sete unidades, sendo um ótimo lanche da tarde ou mesmo uma sobremesa. 
Amora - Poderoso antioxidante, tem alta concentração de polifenois e vitamina C: Uma porção de amora (100g) possui de 8 a 27 mg de polifenois e 13 mg de catequinas, sendo ótimos aliados contra o envelhecimento celular. Também ajuda no processo de diminuição do percentual de gordura corporal.
Fonte: MINHA VIDA (via newsletter)