quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Amizade

Se você tentar relembrar os momentos mais marcantes que você já viveu, vai ver que na maioria deles, ao seu lado certamente havia um amigo. Na maioria das vezes ele surge pelo acaso, do ambiente de trabalho, dos bancos escolares, dos encontros casuais e, nestes tempos mais recentes, até de um passeio pelas redes sociais da internet! Com eles enfrentarmos desafios do dia a dia, dividindo experiências boas e ruins.
Ninguém vive sem amigos e até a ciência comprova as vantagens de ter amigos de verdade. A amizade rompe as fronteiras do preconceito e torna-se essencial, seja entre colegas, vizinhos, pais e filhos, irmãos, namorados ou marido e mulher. Ter amigos traz benefícios tanto para a saúde mental como física. Confira algumas vantagens que uma sólida amizade traz para sua vida!
1 -  Melhora a saúde. Pessoas muito solitárias ao longo da vida tendem a ser mais indefesas e têm o risco maior de adquirir a doença de Alzheimer.
2 - A presença de amigos aumentam significativamente a chance de você viver mais.
3 - A felicidade é contagiante e se você é otimista, a chance de seu amigo e até do amigo do seu amigo também ficarem felizes aumenta.
4 - Vínculos afetivos estimulam as emoções positivas que, por sua vez, influenciam nos batimentos cardíacos, reduzem a chance de serem depressivas, o risco de ter infarto ou desenvolver doenças cardíacas.
5 - Compartilhar experiências e sensações melhora o ambiente familiar, onde os acontecimentos marcam para sempre.
6 - Tornam as relações amorosas mais duradouras.
7 - Manter amizades ajuda a amadurecer e ajuda psicologicamente, principalmente às crianças. Melhora a autoestima e reduz ansiedade e a depressão.
8 - Livra do tédio, da tendência ao sedentarismo e a uma dieta desequilibrada, o que pode levar a obesidade.
      Portanto, procure fazer novos amigos e nunca negligenciar as amizades já feitas. Sempre que encontrar um amigo não esqueça de abraça-lo!
     Observações:  Dia do Amigo/Amizade é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No BrasilUruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.