terça-feira, 6 de agosto de 2013

Alimentos ricos em sódio

Reduzir sal e embutidos é um bom começo para prevenir e controlar hipertensão. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sódio para um adulto saudável é de 2.400 MILIGRAMAS POR DIA, equivalente a 5 GRAMAS DE SAL ou UMA COLHER DE CHÁ do tempero. Mas o cardápio diário do brasileiro costuma conter quase 12 gramas de sal por dia - mais que o dobro! No dia a dia podemos tomar alguns cuidados em nossos costumes alimentares que podem em muito ajudar na preservação da saúde do nosso coração.
Entre outros, tanto o macarrão instantâneo quanto o tempero pronto têm grande quantidade de sódio. Frios, congelados e embutidos, como o peito de peru, o o salame e a mortadela, também. Grande parte dos alimentos industrializados e as preparações congeladas é rica em sódio. O sal atua como conservante desses produtos. Sopas e caldos industrializados também são campeões quando o assunto é sódio.
Como o sódio é um dos principais componentes do sal, a maior parte das pessoas associa o nutriente apenas a alimentos salgados. Entretanto, ele também está presente em refrigerantes. Um copo de 250 ml contém cerca de 17,5 mg de sódio. Versões light e diet têm uma quantidade ainda maior de sódio. Em 250 ml da bebida de baixa caloria é possível encontrar até 38 mg de sódio. Além disso os refrigerantes são pobres em nutrientes e, assim, é melhor preferir por sucos naturais e sem adição de açúcar.
Fonte: MINHA VIDA (via newsletter)