quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fontes de cálcio sem lactose

Nutriente fundamental para a saúde dos ossos, em processos de coagulação e para a contração muscular, quando se fala em cálcio, instantaneamente o leite é lembrado. Mas vale lembrar o leite que não é a única fonte e aqueles que sofrem de alergia ao leite ou intolerância à lactose devem procurar imediatamente alternativas. A necessidade diária desse mineral varia conforme a idade, chegando a 1.200 miligramas por dia após os 50 anos.
A seguir são listadas outras boas fontes de cálcio, até melhores que o leite (100g de leite contém 100mg de cálcio) e que, principalmente, não contém leite:
1 - Aveia
Rica em cálcio, fornece 300 mg do mineral a cada 100g do cereal que também combate o colesterol ruim (LDL);
2 - Brócolis
400mg de cálcio em 100g, mas consumido cru pode comprometer a eficiência da tireoide;
3 - Chia
Rica em ômega 3, fibras, ferro e proteínas, cada 100g do alimento contém 556,8mg do mineral. É o "alimento da moda", pois ainda é conhecida por proteger o coração, melhorar o sistema imunológico, combater cãibras e auxiliar no funcionamento do sistema nervoso.
4 - Espinafre
Neste antioxidante cada 100g do vegetal contém 160mg do nutriente, além de ter alto teor de ferro;
5 - Gergelim
Coadjuvante na perda de peso, encontrados nessa semente 400mg de cálcio em cada 100g. Além disso é bom para o funcionamento do intestino, controla a glicemia e ajuda na regulação do colesterol e do triglicérides;
6 - Grão de bico
Com benefícios similares aos da soja, para cada 100g do alimento são obtidos 120mg de cálcio;
7 - Linhaça
Cada porção de 100 g de linhaça contém 200mg de cálcio, mas tem a desvantagem de ser altamente calórico (490 calorias por cada 100g), ou seja, quem quer perder peso é bom evitar;
8 - Sardinha
Cada 100g de sardinha oferece 500mg do mineral, além de ser rico em ômega 3 e vitaminas A e D;
9 - Soja
O vegetal apresenta 90mg do mineral a cada 100g, mas na forma de farinha ou leite de soja são 280mg de cálcio a cada 100g;
10 - Tofu
Produto derivado da soja, 100g de tofu apresenta 159mg de cálcio e ainda oferece poucas calorias: apenas 70kcal em 100g.
Fonte: MINHA VIDA (por e-mail)


A Coca-cola “curiosa”


Símbolo do poderio capitalista norte-americano e uma das marcas comerciais mais antigas e emblemáticas de todos os tempos, sabiam que a “coca-cola” foi inventada por um farmacêutico farmacêutico estadunidense, John Styth Pemberton (1831-1888), nascido e morto em Atlanta, como medicamento para combater problemas estomacais?
Ele colocou seu produto na Jacob’s Pharmacy e alguém, não gostando do sabor do novo remédio, resolveu colocar açúcar e dissolvê-lo em água fria. Pronto! Acabava de nascer o mais vendido refrigerante da história da humanidade! Repare na gravura como inicialmente ele era vendido de porta em porta!

Primórdios comerciais


e divirta-se com o causo do “caminhão de coca” em

“Reclame" antigo
Fontes: COCA-COLA e SÓ BIOGRAFIAS

Curiosidades geográficas - 01

Você sabia que:
- a capital dos Estados Unidos não é New York e, sim, Washington?
- a capital do país não fica no Estado de Washington e sim no Distrito de Columbia?
- justamente o Estado de Washington, cuja capital é Olympia (mas a cidade principal e Seatle!) é o estado mais distante da capital dos Estados Unidos da América (território principal)?
- é o único estado americano a ser nomeado em homenagem a um ex-presidente estadunidense: ao líder das forças americanas da Revolução pela Independência (1776) e primeiro Presidente da nação (1789-1797), George Washington?
- se situa no extremo norte da costa do Pacífico, na região dos chamados Estados do Pacífico?
- quando se escreve sobre a capital do país deve se usar Washington D.C. (abreviação de Washington, District of Columbia) para não fazer confusão?
- Washington D.C. foi inaugurada (1800) como a capital estadunidense e também nomeada em homenagem a George Washington (1732-1799)?
- a área do distrito (259 km²) foi escolhida pelo próprio George Washington (1791) na margem do Rio Potomac, entre os estados americanos de Maryland e Virgínia, onde a vila de Georgetown estava localizada a poucos quilômetros da sua casa, no Mount Vernon, Virgínia?
Fontes principais: WIKIPEDIA e SÓ BIOGRAFIAS