quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dieta do baixo índice glicêmico

No universo das dietas, vem ganhando fama ultimamente a chamada dieta do baixo índice glicêmico. Esta dieta se baseia na ideia de que quanto maior o índice glicêmico de um alimento, mais insulina o organismo irá utilizar e mais rapidamente será a vontade de comer novamente. Isso acontece porque os alimentos com IG alto são digeridos rápido demais.
Assim o seu princípio básico é evitar ao máximo o consumo de farinhas brancas e açúcares. Tal medida causa diminuição da fome, além de fazer com que nosso organismo produza menos insulina e queime mais gordura. Também leva a uma melhora nos níveis de colesterol e triglicerídeos o que favorece quem quer emagrecer e ajuda diabéticos.
Índice Glicêmico (IG) é o tempo que um alimento demora para se transformar em açúcar no organismo. Quanto mais rápida a conversão do carboidrato em glicose, maior o IG e, consequentemente, maior é o pico de insulina pós-refeição. A insulina é o hormônio que faz o transporte da glicose sanguínea para dentro da célula. Logo, quando o processo é muito rápido, a glicose excedente acaba se transformando em gordura, enquanto que, quando é lento, a glicose ingressa na célula à medida em que vai sendo consumida e não vira gordura.
Tão importante como o cardápio dessa dieta é a forma que se prepara cada alimento. Isso porque o IG dos alimentos varia, não apenas conforme o seu tipo, mas também de acordo com a forma de preparo e com a combinação de alimentos que são consumidos na mesma refeição. Sabe-se, por exemplo, que uma refeição com mais fibras e proteínas diminui o IG dos alimentos consumidos, o que é bom para o emagrecimento.
Dependendo do seu índice glicêmico, cada alimento tem consumo liberado ou moderado dentro da dieta. Alguns alimentos têm índice equivalente, podendo substituir uns aos outros dentro de cada refeição.
Consulte um nutricionista profissional  e confira na literatura especializada os grupos de equivalência alimentares. Alguns médicos ainda complementam informando que, quem tem uma dieta com muitos alimentos com IG alto tem maiores chances de apresentarem a hipoglicemia reativa, causada pelos picos de insulina.
Enviado por LUCENA FERNANDES (via e-mail)