terça-feira, 9 de abril de 2013

Humor do facebook


Cuidando do metabolismo

O metabolismo é um conjunto de reações químicas responsáveis pela síntese dos nutrientes e por gerar energia para as células do nosso corpo. Ele necessita das substâncias obtidas a partir da alimentação para sintetizar hormônios e enzimas, destruir células velhas e criar outras novas para substituí-las, entre outras inúmeras funções.
Os processos desenvolvidos pelo metabolismo não são diferentes de um indivíduo para outro - mas o ritmo em que o organismo dará sequência a todas essas atividades é algo muito particular. Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de fatores externos. Portanto, os hábitos diários, como sono e a prática de esportes, influenciam diretamente no funcionamento do metabolismo, auxiliando em processos como absorção de nutrientes e até mesmo dando uma força na dieta, estimulando o gasto energético.
Assim, acelerar o metabolismo ajuda no emagrecimento e absorção de nutrientes. Confira, a seguir, como fazer tudo certo para manter o metabolismo funcionando em ritmo acelerado:
1. Um metabolismo lento não é o maior culpado do ganho de peso. Ele apenas favorece esse ganho, mas não é o único culpado pelo sobrepeso ou obesidade;
2. A falta ou o excesso de sono pode alterar o funcionamento do metabolismo;
3. A alimentação pode deixar o metabolismo mais lento, principalmente se for rica em gorduras e alimentos processados;
4. Alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais, são importantes aliados do metabolismo acelerado;
5. Passar horas sem comer pode deixar o metabolismo lento, pois ele irá preservar a energia do corpo;
6. Praticar exercícios acelera o metabolismo, pois estimula o gasto calórico;
7. Beber água é importante para o funcionamento do metabolismo, pois um corpo hidratado trabalha melhor;
8. Bebidas energéticas não são aliadas do metabolismo, porque apesar de acelerarem o metabolismo, causam riscos se consumidas em excesso;
9: Existem doenças que interferem no funcionamento do metabolismo, entre elas o hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Fonte: MINHA VIDA (por e-mail!