sexta-feira, 22 de março de 2013

Receitas de Aparecida – 22

PAVÊ DE FRANGO
Ingredientes:
- 01 Peito de Frango (desfiado)
- 03 Latas de Milho
- 01 Caixa de Creme de Leite
- 01 Copo de Requeijão cremoso
- 01 Cebola (picada)
- 02 Dentes de Alho (amassado)
- 02 Tomates (picados)
- 01 Pimentão (picado)
- 01 Caldo de Galinha
- Coentro e Cebolinha.
Modo de preparo:
Cozinhe o frango e desfie. Faça um refogado com os temperos (alho, cebola, tomate e pimentão) e coloque o frango. Misture com os temperos e depois de refogado desligue o fogo e acrescente o creme de leite e reserve. Bata as três latas de milho (apenas uma com a água). Frite um pouco de cebola e alho, coloque em um refratário médio. Por cima do creme de milho coloque o frango. Pegue o copo de requeijão e despeje sobre o frango e jogue queijo ralado por cima. Coloque no forno até derreter o queijo, sirva quente, com arroz branco.
Fonte: ARAÚJO, M. A. – “Um prato diferente em seu final de semana”, Gráfica Villar, Parelhas, RN, 2011.


Sobre a cãibra


É o enrijecimento transitório de um ou grupo de músculos juntos, seguida por uma forte dor. Ocorre por espasmos intensos ou contração muscular súbita, involuntária e de caráter transitório, mas vigorosamente e de forma dolorosa. Quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor. Não mata ninguém, mas incomoda bastante e provoca muitas “caretas” de dor!
Muitas pessoas temem o aparecimento de cãibras durante a prática de exercícios físicos, mas vale lembrar que o problema não é consequência, exclusiva, do treino. As cãibras são comuns nas gestantes e em qualquer pessoa, nos dias frios. O problema surge quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente ou quando há problemas vasculares no organismo. Movimentos repetitivos no trabalho e alguns remédios podem provocar cãibras como efeito colateral.
Alguns fatores que podem determinar a ocorrência de cãibras são:
- Perda excessiva de água e sais, como sódio e potássio, através da transpiração;
- Acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo em consequência de grande esforço físico;
- Deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, causada por res-friamento, mudança brusca de temperatura ou problemas vasculares.
Algumas medidas preventivas podem afastar o seu aparecimento ou abreviar seu efeito doloroso:
- Dieta alimentar rica em sais e minerais;
- Beber de 250 a 350ml de água ou isotônicos durante uma hora de exercícios, de 20 em 20 minutos, mantendo-se hidratado;
- Alongar bem a musculatura antes e depois de qualquer atividade física;
- Repouso e boa adaptação à mudança de temperatura também ajudam na prevenção.
Assim, alongamentos, dieta balanceada e hidratação são procedimentos básicos para prevenção contra o aparecimento de cãibras. Em todo caso, se ela aparecer, alongue o músculo ou grupo muscular afetado massageando-o com as mãos.
Fonte: MINHA VIDA (por e-mail!

Reis do baralho

A invenção do baralho pode ser atribuída a diversos povos, porém os chineses, os egípcios, os árabes e os indianos certamente estão entre os primeiros povos a usar as cartas. Ao que tudo indica, as cartas, no início eram usadas com fins religiosos e de adivinhação do futuro.
Por volta de 1300 as cartas foram introduzidas na Europa pelos árabes, e os europeus, no século seguinte, se encarregaram de espalhá-los pelo resto do mundo. Eram conhecidas como tarôs, em baralhos de 22 cartas.
O baralho atual com suas 52 cartas, foi criado no ano de 1392 para uso pessoal do rei Carlos da França, quando este já sofria de debilidade mental, continuando o tarô apenas para previsões. Inicialmente com naipes de taças, moedas, espadas e bastões, evoluíram até os atuais copas, ouros, espadas e paus.
Curiosamente, cada rei do baralho representa um rei histórico, de acordo com figura mostrada.