quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Momento lírico 132


SEXTILHAS SOLTAS
(Karl Fern)
I
Idosos merecem respeito
Pra tudo que eles têm
Pela sua sabedoria também
Acho divino esse direito
A experiência de terem feito
Tudo de bom pra nosso bem.

II
A mentira é sempre malfazeja
Vai deixar alguém machucado
Mas é bom se está lembrado
Que há situações na peleja
Que a verdade também lateja
Pra não magoar, fique calado.

III
Lágrimas são preciosidades
Afloram em preciosas emoções
Não as derrame por frustrações
De momentos de infelicidades
Pras vertentes das maldades
De quem só trouxe desilusões!

IV
Quando se ama de verdade
Sobejam magia e carinho
Não se encontra um cantinho
Que não respire felicidade.
É ansiar dividir a intimidade
Um genuíno querer "tudinho"!.

V
Não tenhas saudades à toa
Não chores por quem não te quer
Sejas homem ou sejas mulher
A vida é pra se levar numa boa
Não vás compor uma canora loa
Pra quem não cabe um verso sequer!


Pode-se perder peso dormindo!

Uma boa noite de sono deixa o metabolismo pronto para eliminar gordura. Uma noite bem dormida e sadia favorece a normalização de níveis hormonais que diminuem a fome. Também contribui para a liberação do hormônio GH, que só é ativado quando atingimos um nível de sono profundo.  Vale ressaltar que devemos ter um sono de qualidade e não um sono em que acordamos frequentemente e interrompemos o descanso. E para se ter uma noite de sono muito mais relaxante e ser beneficiado com perda de peso, deve-se seguir algumas regras.
Para a manutenção do peso ou emagrecimento, o ideal é dormir pelo menos seis horas por noite, mas isso pode variar, já que algumas pessoas necessitam das oito horas. Como sugestões de alimentos que ajudam o sono temos ovo, grão de bico, banana, semente de gergelim, semente de girassol, quinua, amaranto, cacau, leite, cereja, aveia, arroz integral, uma xícara de chá verde e preto . Como chá verde e preto contém cafeína, que é estimulante, então não deve ser tomado depois das três horas da tarde. Folhas do maracujá, valeriana e o mulungu são indutores do sono.
A pessoa que dorme mal tem alteração de seus níveis hormonais, aumentando a fome e a procura por alimentos pouco saudáveis e mais calóricos. É importante lembrar também dos alimentos que atrapalham o sono: alimentos ricos em cafeína (como café e refrigerantes do tipo cola), bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura.