domingo, 20 de janeiro de 2013

Turismo pelo Seridó

Quando se fala de turismo no Nordeste é natural que as praias venham em primeiro lugar entre as atrações. Mas o leitor Rômulo Valdeque Pinheiro Bastos, pernambucano que vive em Vitória (ES), lembra que há muito mais que explorar. Ele escolheu o Sertão do Seridó, no Rio Grande do Norte, dentro das dicas dos internauta dos lugares que merecem ser mais conhecidos.
Mesmo para cidades próximas, às vezes há apenas uma saída de ônibus por dia em muitos casos, diz o leitor, de 60 anos, que fez a viagem com a esposa. Essa rota inclui cânions na cidade de Currais Novos, esportes radicais como escalada e rapel em Acari e sítios arqueológicos em Carnaúba dos Dantas. Tudo muito bonito, mas, como alerta Rômulo, ainda é um esquema "fora de mão" se você pretende organizar uma viagem sem carro.
Mas o esforço compensa, diz Romulo. E ele também contou com uma pequena agência em Currais Novos que fazia os passeios na região do Sertão do Seridó durante três dias e ajudava na mobilidade.
"Fomos em várias cidades, vimos os açudes, são uns oásis. Fomos à caatinga. Vimos a nascente do Rio Potengi, uma gotinha que se transforma no principal rio a passar por Natal", afirmou o leitor, que também visitou a capital potiguar. "Andem muito e sintam como essa parte do Brasil é linda."
   Vista aérea da pequenina e simpaticíssima Carnaúba dos Dantas, no Seridó do RN, vendo-se à
esquerda o famoso Monte do Galo, de tradidionais romarias e espetáculos religiosos. 
Acima, pintura rupestre em um dos sítios arquelógicos do município!
Reprodução doe matéria publicada no blog VOZ DO POVO em 20/01/2013: