segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Beber água

Torne o hábito de beber água mais divertido. Aumente sua hidratação sem reclamar da falta de gosto ou de cor da bebida saudável. Beber dois litros de água por dia pode ser uma tarefa difícil, até mesmo quando o clima esquenta, no caso de quem não cultiva o hábito.
 Sucos e refrigerantes acabam ganhando destaque como opções mais atrativa, o que prejudica o metabolismo. A água elimina as toxinas do organismo, protege o corpo contra doenças e até aumenta a resistência física. Tudo é valido pra adquirir o hábito de aumentar o consumo de água, imprescindível para uma vida saudável.
Pensando em aumentar sua vontade de beber água, seguem algumas dicas para tornar esse hábito mais divertido e saboroso:
1) Adicione frutas à água - Para acrescentar textura ao seu copo d'água você pode acrescentar frutas fatiadas, amassadas ou mesmo cascas à bebida, que ganha o sabor da fruta de maneira bem leve e até parte das vitaminas. Por exemplo, abacaxi picado, cascas de laranja ou limão, maçã picada, uvas, carambola ou mesmo ervas como capim cidreira, hortelã, canela em pau e cravo. 
2) Dê um sabor com suco concentrado - Para quem reclama que a água não tem gosto, a dica é acrescentar suco concentrado de frutas  sem açúcar e não exagere nas quantidades, pois é só para dar um leve sabor e facilitar a digestão. A proporção ideal é um litro de água para 200ml do suco.
3) Faça cubos de gelo divertidos - Se gostar de água bem gelada, experimente fazer cubos de gelo com pedaços de frutas dentro. O efeito fica muito bonito e ainda pode impressionar os convidados com uma bebida simples, mas cheia de estilo. Experimente usar framboesa, amora, morango, uva, kiwi ou outra fruta de sua preferência. E quando o gelo derreter, é só comer a fruta. 
4) Transforme em uma bebida gaseificada - Se gostar de refrigerantes, acrescentar um pouco de água com gás à água tradicional e completar com suco concentrado de fruta, só para deixar com um sabor diferente. Para um litro de água mineral acrescente dois copos de água com gás e dois copos de suco de fruta.
5) Invista em águas de cheiro - São isentas de calorias e uma ótima opção para aumentar a ingestão de líquidos durante o dia, pois tem menos sódio e substâncias químicas. A água de rosas e a água de flor de laranjeira são alternativas bem conhecidas.
6) Prepare um chá refrescante - Os chás são excelentes, porque além de hidratarem tem funções que beneficiam a saúde. As ervas em infusões podem ser usadas dependendo da necessidade individual, como hortelã e alecrim para digestão, ou chá verde e de hibisco para efeito termogênico.
7) Melhore o visual - Em alguns casos, apenas colocar a água em uma jarra bonita ou decorar o copo com guarda-chuvinhas e outros adereços já dão mais ânimo para incluir a bebida no dia a dia. Faça preparações especiais para servir a água nas refeições, ela vai ficar mais atraente à mesa.
Fonte: MINHA VIDA NO VERÃO > ALIMENTAÇÃO LEVE -05/12/2012 (Via e-mail em 24/12/2012)