domingo, 18 de novembro de 2012

Florbela Espanca

Alguns leitores demonstraram interesse na biografia de FLORBELA ESPANCA, poetisa e escritora feminista portuguesa nascida em Vila Viçosa, que se tornou um marco na poesia feminina portuguesa e figura emblemática da literatura lusófona e hoje alvo de extensos estudos e biografias. !
Visitem, então, a página específica de meu sítio eletrônico, a saber:

SÓ BIOGRAFIAS

Florbela de Alma da Conceição Espanca 
 (1894 - 1930) 
  

Cuidados com a pele


Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar, especialmente as mulheres. Mas nem adianta gastar os tubos, literalmente, no mais revolucionário dos tratamentos estéticos ou no creme mais caro do mercado. Tudo isso perde força se você abre espaço para verdadeiros inimigos da saúde da sua pele. Cigarro, estresse e açúcar demais são alguns deles. Confira dez assuntos importantes para evitar o envelhecimento precoce.
1. Tabagismo. Torna a pele grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca e provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. Provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos.
2. Estresse. O estresse emocional altera os hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina e deixando a pele mais oleosa e acneica. Também diminui as defesas e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções", como herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.
3. Poluição. O ar poluído forma uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele. Por isso é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.
4. Beber água. A falta de água deixa a pele flácida e sem viço e desidratada e flácida. Beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.
5. Protetor solar. A falta de proteção solar é a principal causadora do envelhecimento da pele, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. Provoca manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e de câncer de pele. O fator nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.
6. Açúcares e gordura. Em excesso, o açúcar provoca a “glicação”, causando a perda de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.
7. Alimentação. Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os inimigos da pele. Deve-se priorizar alimentos ricos em Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.
8. Sono. Durante o sono são produzidos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.
9. Sedentarismo. A prática de atividades físicas melhora a circulação sanguínea da pele e o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
10. Hidratantes. Pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas por causa do ressecamento e trazer dermatite e descamação. O ressecamento superficial da pele também causa alergias e coceira, diminui a elasticidade da pele e agrava as rugas. Portanto, além de beber líquidos, a pele terá benefícios extras se for hidratada com cremes e loções.
Fonte: MINHA VIDA (http://www.minhavida.com.br/) - 12/11/2010