domingo, 4 de novembro de 2012

Origens da acupuntura

A acupuntura (do latim acus - agulha e punctura - colocação) é um ramo da medicina tradicional chinesa declarado Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) em 19 de novembro de 2010.
A história da acupuntura confunde-se com a história da medicina na China. Seus primórdios remontam à pré-história chinesa. Seus princípios básicos surgiram por volta de 3000 a. C., da observação do instinto do ser humano de, ao se machucar, massagear o local dolorido. A partir daí os médicos chineses concluíram que era uma tentativa instintiva de energizar e sedar o local e especializaram-se em instrumentalizar o procedimento. Criaram instrumentos similares às agulhas, primeiro eram lascas de paus e ossos e espinhos.  A partir do século VII a. C. a acupuntura passou a ser praticada com instrumentos de metal como ouro, prata, latão e ferro, percussores das atuais agulhas de aço inoxidável.
A acupuntura chegou no ocidente através dos primeiros exploradores europeus que visitaram o império Chinês, ainda na Idade Média. Entre eles Marco Polo (1254-1324), mercador, embaixador e explorador italiano, aos Monges Jesuítas do século XVI, e à Andreas Cleyer (1634-1698), botânico, médico e orientalista da Companhia Holandesa das índias Ocidentais.

Fontes:
1.        DUARTE, M. “O Livro das Invenções”, 3ª Edição, Cia das Letras, São Paulo, 1997.
2.        SÓ BIOGRAFIAS (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ )
3.        WIKIPEDIA (http://pt.wikipedia.org/wiki/ )

Humor: O "causo" de dona Tiana e o filho médico

        Dona Sebastiana enviuvou muito cedo, perdendo o marido quando tinha apenas um filho. Era uma família muito modesta, mas ela tinha muita garra, não mais casou e criou o filho trabalhando como lavadeira de roupas. E tudo fez até que o filho entrou para a faculdade de Medicina. Na realidade D. Tiana como era conhecida na cidade, estava investindo no filho, em busca de uma vida melhor para ele e, consequentemente, uma velhice mais confortável para ela. E assim foi até que o filho, bastante estudioso e para felicidade da mãe, concluiu o curso.
        Aí, infelizmente, aconteceu pior! No dia da formatura o futuro médico tomou umas pesadas na comemoração e deu bobeira numa atravessada de rua e foi atropelado fatalmente. Para D. Sebastiana não poderia ter havido desgraça maior! No velório do filho, lá estava ela, debruçada sobre o caixão, chorando inconsolavelmente. Em determinado momento ela começou a falar alto, lamentando desesperadamente:
        - Aiiii Meu Deus!... Isto é uma injustiça muito grande!... A gente trabalhar dia e noite... para dar um jeito na vida do filho!... Gastar tudo que tem e o que não tem!... E no fim... acontece uma desgraça deeessa... Aaaaiiii Meu filho... Meu Paulinho! Depois de tanto trabalho... meu fiiiilho, como isso foi acontecer logo com vocêêê..., meeeuu fiiilho, ...aiii meu Deus...você era tudo que tinha na viiidaaa!!!...” E gritando mais desesperada ainda, perdendo todos os controles, gritou alucinada: “AHHHH MEU DÊÊÊUS! ISTO É UMA BUC...TAAAA!!!!!!!!!!”, bradando aquele enorme palavrão!

4 de outubro: Dia de Prevenção Contra Doenças do Coração

Segundo estudos estatísticos, 75% dos homens e 65% das mulheres brasileiras têm hipertensão arterial e, no Brasil, são cerca de 300.000 mortes por ano devidas a doenças cardíacas.
As principais doenças do coração são enfarte agudo do miocárdio (ou ataque cardíaco) , insuficiências cardíaca e vascular periférica, ou má circulação, arritmia e angina de peito.
Os indivíduos mais propensos às doenças cardíacas aparecem com mais frequência em grupos que se encontram em algumas das seguintes situações:
• Casos de doenças cardíacas na família,
• Membros de etnia negra;
• Maiores de 65 anos;
• Fumantes;
• Colesterol elevado;
• Hipertensivos;
• Sedentarismo;
• Obesidade;
• Diabéticos;
• Portadores de ansiedades.
A adoção de alimentação saudável e a prática de exercícios contribuem muito para diminuir os riscos de doença cardíaca. Fumantes e sedentários devem mudar seus hábito, assim como obesos devem cuidar da alimentação, praticar exercícios e diminuir o peso.
OBS: Também nesta data se comemora o Dia do Inventor.
Fonte:
2.        SO BIOGRAFIAS (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ )