segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Poetas populares 01

    Adeilson Lúcio de Azevedo, compositor, instrumentista e poeta popular jardinseridoense, nascido em 22/05/1954, no povoado Currais Novos, município de Jardim do Seridó, onde reside, é filho de Severino José de Azevedo (Tio Siíno) e de Josefa Generinda de Azevedo (Tia Nega).
Por causa do seu trabalho para sobrevivência, cursou só até a 5ª série, no Grupo Escolar da Comunidade Currais Novos, e casou-se com D. Marimar Santos de Azevedo, com quem teve três filhos: Adelange, Adailton e André.
Artista nato, dividindo o seu tempo com a agricultura, começou a tocar forró aos quinze anos de idade e tocou sanfona com seu grupo musical por alguns anos. Também cantou carnavais fazendo parte da orquestra de frevos da Banda Euterpe Jardinense e foi vocalista do grupo musical Vibrantes do Samba.
Sempre teve vocação e dom para fazer poesias e desde criança, quando aluno na sua escola, esse artista já demonstrava a capacidade de raciocínio lógico, o que causava admiração aos seus professores. E ainda muito novo fez seu primeiro poema, intitulado “Casa Velha Abandonada”, referindo-se a casa do seu bisavô, Antônio Galdino de Azevedo, que foi a primeira casa do Sítio Currais Novos, hoje Povoado Currais Novos.
Após muitos anos, mesmo com suas limitações, como bem é por ele frisado em sua biografia, esse talento ainda perdura, como provam seus versos, e realizou seu grande sonho (2011), lançando seu livro de poesias CASA VELHA ABANDONADA, que mereceu destaques em vários blogs regionais.
Adeilson tem joias de improviso como A POESIA DO FIADO:
Esse homem já foi rico
Possuiu grande mercado
Foi dono de três fazendas
Comprava e vendia gado
Hoje só tá o esqueleto
Da grossura de um espeto
De tanto vender fiado!
(Texto elaborado com a colaboração do amigo comum Arinilson Araujo de Azevedo, o Zico de Ari de Belego)

Viva Amazan!


Uma enorme demonstração de prestígio pessoal e nacional. Um dos prefeitos politicamente mais importantes do mundo, vindo direto de São Paulo para Jardim do Seridó para participação exclusiva de um comício do candidato do seu partido.
Desconheço que esse feito jamais tenha acontecido em outra cidade do nosso interior! Orgulho para Jardim que agora sim, com Amazan na prefeitura, terá ineditamente a verdadeira chance de aparecer no mapa político do Brasil!

Fonte da foto: FACEBOOK (Adenilda Chianca Dida Arts)