sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Data: 22 de setembro

Dia da Banana
Fruta tropical de polpa macia e doce, foi imortalizada por Carmem Miranda num enfeite de cabeça pra lá de esquisito, tem um dia só para ela. A banana chegou ao nosso conhecimento trazida pelos árabes nas suas embarcações como uma fruta muito valiosa. Na verdade ela é originária das regiões tropicais da Índia e da Malaia, e já era conhecida e cultivada há mais de 4000 anos.
As bananeiras existem no Brasil desde antes do seu descobrimento. Quando Cabral aqui chegou, encontrou os indígenas comendo, in natura, bananas de um cultivar muito digestivo que se supõe tratar-se do ‘Branca’ e outro, rico em amido, que precisava ser cozido antes do consumo, chamado de ‘Pacoba’, que deve ser o cultivar Pacova. A palavra pacoba, em guarani, significa banana. Com o decorrer do tempo, verificou-se que o ‘Branca’ predominava na região litorânea e o ‘Pacova’, na Amazônica.
O nome banana vem da palavra "banan", e também foi dado pelos Árabes. Banana significa "dedos". Faz sentido, já que a forma da fruta realmente alude a essa parte do corpo. Além de saborosa, apresenta alto valor nutritivo, por ser rica em carboidratos, em fibras, potássio, vitaminas C e A.
Curiosamente, a banana não possui sementes. É um fruto sem fecundação prévia. E é preplantada através de brotos do caule subterrâneo. Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.
(Leia outros posters sobre o assunto neste BLOG digitando a palabvra BANANA na tarja “Pesquisar este blog”, ao lado)
Fonte: PORTAL SÃO FRANCISCO - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/dia-da-banana.php
OBS: Também se comemora nesta data o Dia Mundial Sem Carro. O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa. A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000.
Fonte: WIKIPÉDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_sem_Carro
Também ainda se comemoram nesta data o Dia da Defesa da Fauna e o Dia do Técnico Agropecuário.