quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Biografias de brasileiras - 02

Ana Justina Ferreira Néri (1814 - 1880)
     Enfermeira brasileira nascida na vila de Cachoeira de Paraguaçu, Estado da Bahia, que serviu como voluntária na guerra do Paraguai e denominada de Matriarca da Enfermagem no Brasil. Viúva do capitão-de-fragata Isidoro Antonio Néri e com seus filhos, o cadete Pedro Antônio Néri e os médicos Isidoro Antônio Néri Filho e Justiniano de Castro Rebelo, e seus irmãos Manuel Jerônimo Ferreira e Joaquim Maurício Ferreira, ambos oficiais do Exército, convocados para a guerra do Paraguai, escreveu então ao presidente da província uma carta em que oferecia seus serviços como enfermeira enquanto durasse o conflito (1865).
     Convocada para auxiliar o corpo de saúde do Exército, partiu da Bahia (1865) de onde nunca saíra, e trabalhou nos hospitais de Corrientes, Salto, Humaitá, Curupaiti e Assunção, onde montou uma enfermaria fixa e trabalhou até o fim da guerra.
     Na volta ao Brasil (1870), foi condecorada com as medalhas de prata humanitária e da campanha. Recebeu do imperador uma pensão vitalícia com a qual educou quatro órfãos que recolhera no Paraguai e morreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de Maio (1880), com 66 anos de idade.
     Seu retrato de corpo inteiro, obra de Vítor Meireles, figura em lugar de honra no paço municipal de Salvador. Em sua homenagem Carlos Chagas fundou a primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil (1923) e deu-lhe seu nome (1926).

Fonte: SÓ BIOGRAFIAS: (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/AnaJNeri.html)

Antioxidantes

Antioxidantes são moléculas que funcionam como defesa do organismo e neutralizam os radicais livres, substâncias que são produzidas em excesso por causa do estresse, da radiação solar, da poluição, do hábito de fumar e até da alimentação ruim. Essa produção excessiva de radicais livres pode destruir as células e causar danos à saúde, como diabetes e infertilidade, aceleram o envelhecimento e também provocam danos estéticos, como acne, celulite, estrias e rugas.

Para evitar que isso aconteça e combater esses radicais livres, o corpo produz naturalmente moléculas antioxidantes, mas esses benefícios podem ser adquiridos também através da alimentação. Assim uma dieta com alimentos que possuem antioxidantes realça a beleza, retarda o envelhecimento, evita queda de cabelo, fortalece as unhas e previne doenças degenerativas.

Alguns antioxidantes, por exemplo, são produzidos após a ingestão de alimentos fontes de elementos vitais como  manganês (cereais integrais, folhas verdes e chás), cobre (nozes) e zinco (sardinha, aveia, carnes e leguminosas).

Mascar cravo também tem ação antioxidante porque os princípios ativos são absorvidos pela mucosa da boca e podem fazer bem à saúde. Além do cravo, outros alimentos também têm esses benefícios, tais como canela, açafrão, páprica, cominho, açaí, morango, abacate, laranja, uva, acerola, caju e até o chocolate. Temperos como alecrim, manjericão e orégano também são benéficos. A dica é comer esses alimentos, no mínimo, uma vez a cada dois dias.

DICA! Receita de preparo de um suco de frutas vermelhas misturadas com alguns alimentos com alto poder antioxidante, que pode ser consumido todos os dias e trazer grandes benefícios para a saúde.
     Modo de preparo:
          Bata uma polpa congelada de frutas vermelhas com os seguintes ingredientes:
          - 1 colher de café de cravo em pó;
          - 1 colher de cacau em pó;
          - 1 colher de chá de mel;
          - 1 colher de chá de gérmen de trigo;
          - 200 ml de água filtrada.

Fonte: BEM ESTAR/G1 - http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/antioxidantes-sao-bons-para-beleza-e-podem-retardar-o-envelhecimento.html