quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A arte de Geicifran


O artesão Geicifran em seu atelier

Filho do marceneiro, músico e também artesão jardinense Chico de Manoel de Rita e Dona Francisca Azevedo, o artesão-escultor Geicifran Francisco de Assis Azevedo nasceu na cidade de Jardim do Seridó/RN no dia vinte e cinco de fevereiro de 1988.
Despertou para arte ainda criança, quando observava o trabalho do seu pai, também artesão, esculpindo em madeira umburana, ajudando-o inclusive no acabamento das peças. Na adolescência tonou-se um grande admirador da arte de dois outros artesãos jardinenses, Júlio Cassiano e Neném de Chicó, e desse último recebeu orientações técnicas.
A partir de 2006 passou a produzir esculturas encomendadas, especialmente peças sacras populares e ex-votos. Paralelamente também produzia peças sobre costumes folclóricos regionais e do cotidiano seridoense, todas tendo como matéria-prima a madeira umburana.
Nesse período conheceu os comerciantes Antônio Marcos e Francisco Francinildo, proprietários da “Galeria de Arte Antiga e Contemporânea”, localizada no Centro de Turismo de Natal/RN, que passaram a encomendar e comercializar suas esculturas.
Em novembro de 2010, realizou o sonho da construção de seu próprio ateliê, anexo à sua residência, localizada à Rua Celso Ferreira de Morais, nº 33, bairro COHAB, na cidade de Jardim do Seridó/RN, onde atualmente continua trabalhando, esculpindo peças por encomenda.
Se você desejar conhecer um pouco mais sobre o trabalho desse talentoso escultor é só visitar o seu ateliê no endereço citado, ou entrar em contato com o mesmo através do Cel. (0xx84) 9914 7652.

Amostras da arte de Geicifran

Fonte: .Blogspot  AMIGOS DA CULTURA DE JARDIM DO SERIDÓ