sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia do Amigo

        O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. Durante o século XX, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em distintas partes do Mundo, como a idealizada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai (1958), pela qual se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade. O médico argentino Enrique Ernesto Febbraro fez uma campanha internacional defendendo 20 de julho em homenagem a chegada do homem à lua (20 de julho de 1969).
        Em 27 de abril de 2011, durante o sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, dentro do tratamento da "Cultura de paz", decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 30 de julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade. A iniciativa foi apresentada conjuntamente por 43 países e foi aceita unanimemente pela Assembleia Geral.
        No Brasil, apesar de não ser instituída por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios. Também no Uruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua.

Fonte: WIKIPEDIA (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo)