terça-feira, 15 de maio de 2012

Consumo de álcool e dieta

        Uma dieta ideal depende da idade e da atividade física que cada pessoa desenvolve. O consumo de bebida alcoólica, MESMO EM QUANTIDADES MODERADAS, NÃO É SAUDÁVEL e incide negativamente na qualidade da dieta. É mais provável que aqueles que abusam do consumo de álcool, tanto de forma regular como episódica, tenham, também disso, uma dieta pouco saudável que invariavel- mente se caracteriza por um excesso de determinados grupos de alimentos como as carnes. Por outro lado, provavelmente, consume uma quantidade insuficiente de frutas, verduras e lácteos.
    NÃO EXISTE NENHUM NÍVEL SAUDÁVEL PARA O CONSUMO DE ÁLCOOL! O consumo de determina- das bebidas, como os destilados, ou a ingestão de álcool durante as refeições afeta negativamente o tipo de dieta, inclusive se a bebida for ingerida em quantidades moderadas. Além do mais traz riscos para a saúde, pois consumo excessivo de bebidas alcoólicas e destilados associa-se a um maior risco de não realizar alguma das principais refeições do dia, especialmente o café da manhã e o jantar.
    Para uma dieta equilibrada é extremamente saudável repartir a ingestão alimentícia em peque- nas quantidades e comer entre três e cinco vezes ao longo do dia. Em uma dieta saudável o CAFÉ DA MANHÃ É INDISPENSÁVEL e não se deve suprimir o almoço e o jantar. DIETA SAUDÁVEL NÃO É PASSAR FOME! Os especialistas concordam que a ingestão alimentícia desequilibrada ou inadequada produz numerosas doenças e problemas de saúde crônicos.
    Alguns alimentos como os derivados de cereais e batatas, verduras, hortaliças, lácteos e azeite de oliva DEVEM SER INGERIDOS DIARIAMENTE. Outros como os legumes, peixes, as frutas secas, ovos e as carnes magras serão consumidos ALTERNATIVAMENTE durante a semana. Especialistas também aconselham moderar o consumo de carnes gordurosas, confeitaria, açúcares, refrescos e refrigerantes.
    Finalizando, para manter a hidratação adequada do organismo recomenda-se a ingestão de água, chás e caldos.

Fonte:  YAHOO MULHER (http://br.mulher.yahoo.com/consumo-álcool-prejudicial-dieta-estudo-20120508.html
Baseado no artigo de Purificación León (EFE – ter, 8 de mai de 2012)

Um trio de forró pé-de-serra

Um trio de competentíssimos e humildes artistas da terra, tocando seu forrró pé-de-serra e dando seu show particular e gratuito, mas de extremo bom gosto, em pleno domingo 13/05/12, no bar do amigo Antônio Imaculada, em Jardim do Seridó. O trio formado pelos meus amigos Chico de Manuel de Rita (snfoneiro), Malaeta (pandeiro) e Enoque Caçote (ganzá e triângulo).

A sanfona de Chico é de 1960 (52 anos!) e foi reformulada e afinada recentemente na fábrica Leticce, do nosso amigo comum Amazan.

Malaeta e seu carango ano 1986, exibido com orgulho e seu meio de transporte nos últimos 26 anos(!). Essa joia de bicicleta é modelo Copa do Mundo 1986!