quarta-feira, 9 de maio de 2012

Limpeza de vasilhas plásticas

Depois de serem muito utilizadas, as vasilhas plásticas acabam ficando com um fundo áspero, com pequenos buracos, tipo de superfície própria para acumular bactérias.
Por isso, deixe-as em uma solução com água e água sanitária (2 colheres de sopa do produto para 1 litro de água). A escovinha também deve ser colocada, de vez em quando, de molho nessa solução. Pode-se jogar um pouco de água fervida, para esterilizar bem.
Na lavagem o sabão pode ser qualquer um, tanto detergente quanto de coco. A escova pode ser uma de dentes, exclusiva da cozinha, ou outra portátil. A bucha deve ser uma esponja de cozinha simples, daquelas amarelas com palha de aço. Mas só use a parte amarela, porque a mais áspera pode arranhar os produtos.
Cuidado com substâncias muito abrasivas na limpeza. Não use itens como soda cáustica, desinfetantes, ácidos de limpeza e limpa-inox nessa situação. Além de correr o risco de manchar e corrosão, esses produtos ainda ficam no recipiente e podem passar para a comida, causando contaminação.

Festa de aniversário

                Frequentemente somos convidadas para festas infantis e ficamos naquela dúvida: “Como ou não como?”. Como manter a dieta em uma oportunidade cheia de tentadores e saborosos petiscos, mas extremamente calóricos. Se você é daqueles que controla sua dieta pelo consumo de calorias, pode provar uma ou outra coisa, mas sem exageros. Confira a tabela!
- bolo de aniversário - 1 fatia média = 380kcal (esse é forte!...)
- mini hambúrguer - 1unidade = 145kcal
- mini cachorro quente - 1 unidade = 120kcal
- mini pizza - 1 unidade = 109 kcal
- batata frita - 1 saquinho pequeno = 98 kcal
- empadinha - 1 unidade pequena  = 80 kcal
- pipoca - 1 saquinho pequeno = 60 kcal
- quibe - 1 unidade pequena = 49 kcal
- pão de queijo - 1 unidade = 43 kcal
- brigadeiro - 1 unidade pequena = 40 kcal
- pastelzinho de queijo - 1 unidade = 35kcal

Fonte:  Saúde GNT (09/05/2012 às 11:4 1)

Ideias para um Programa de Governo

Independente deste jogo de paixões que nossos queridos concidadãos foram envolvidos nas últimas administrações, o próximo prefeito de Jardim do Seridó tem de mostrar sua competência construindo obras e ações que fiquem, criando empregos e opções de vida!
Temos que pensar grande! A seguir eu cito alguns projetos que podem ser elaborados, buscar recursos para sua implantação e colocar novamente Jardim do Seridó nos trilhos do progresso, tornando seu povo novamente feliz e livre das manipulações políticas do atraso!! Vamos lá:
- Criar uma Secretaria do Meio Ambiente;
- Criar o Código de Postura do Município que seja respeitado, para controle e organização de sua expansão urbana, e um Código de Proteção Ambiental;
- Organizar um programa de recuperação das áreas públicas com a participação popular;
- Elaborar um projeto de sistema de esgotos sanitários com rede coletora, elevatória e tratamento no a altura do Sítio São Gonçalo, com reaproveitamento dos efluentes, para proteção do Passagem das Traíras;
- Idem um sistema no povoado Currais Novos para proteger o Zangarelhas;
- Construir um aterro sanitário a altura da Várzea do Serrote, em conjunto com Parelhas , Acari e Carnaúba dos Dantas;
- Ampliar o sistema da abastecimento de água e a construção de um reservatório elevado para abastecimento do área de expansão urbana na saída para Parelhas;
- Completar o canal da Comissão e a pavimentação de sua calha em concordância de forma parabólica ou triangular;
- Urbanizar o Campo Florestal, transformando-o em uma área de lazer e de exercícios público;
- Urbanizar do Açude Comissão, transformando-o em uma área de lazer e de proteção à sua bacia hidráulica;
- Contratar através de concurso público pelo menos cinco professores de educação física para fomentarem a prática de esportes entre nossas crianças e jovens, criarem a Olimpíada da Juventude Jardinense e os jogos escolares internos e externos;
- Contratar dois médicos clínicos gerais e quatro enfermeiras profissionais e colocá-los disciplinadamente a disposição da população, no Hospital Rui Mariz;
- Comprar uma ambulância semi-UTI e mais duas ambulâncias comuns;
- Lutar pela construção de um gasoduto para alimentação das olarias e demais processos industriais do município, reduzindo assim o processo de desertificação na nossa caatinga, envolvendo os Governos Estadual e Federal e outras prefeituras;
- Reflorestar áreas devastadas com árvores frutíferas nativas;
- Criar opções turísticas como a criação de parques de visitação em áreas de preservações ecológicas, ambientais, arqueológicas etc. 
E para que isso seja possível, o próximo governante tem que saber montar um secretariado com conhecimento e competência técnica em suas respectivas pastas, conhecedor de sua área de atuação e que não seja alçado ao posto apenas por ser um apadrinhado político. Em não sendo assim vamos perder mais quatro anos, por mais “bonzinho“ que seja o próximo prefeito! Muitos podem até dizer que sou um sonhador! Para estes eu repito: - “Quem não quer fazer dá desculpas e quem quer busca como fazer!”. E assim toda a população que quer o bem da cidade e seus cidadãos futuros ganharão!”.
Resta-nos fazer os candidatos comprometerem-se e depois cobrar do eleito o cumprimento das promessas, sem paixões, apenas como cidadãos que merecem respeito e precisam de bons governantes, com projetos de governo e não PROJETOS DE PODER!