domingo, 29 de abril de 2012

Dia das Mães


    O Dia das Mães chegando e você deve estar procurando o presente perfeito para a sua. Deve ter herdado de sua família e de sua mãe, é claro! Mas como surgiu e onde existe Dia das Mães?

A ideia de um dia especial para homenagear as mães vem desde a Antiguidade, com os primeiros registros na Mitologia grega. Porém foi nos tempos modernos que ganhou universalidade e se tornou também um grande evento comercial.

A data atual teve a sua origem no princípio do século XX, quando as colegas de uma estadunidense de Webster, West Virginia, Anna Marie Jarvis (1864-1948), que havia perdido sua mãe (1905), Ann Reeves Jarvis, resolveram dar uma festa para levantar o ânimo da amiga do Mary Baldwin College. Sensibilizada, Annie imaginou que a homenagem devia ser estendida a todas as mães, vivas ou mortas e dois anos depois da morte da sua mãe, iniciou uma campanha para criação de uma data comemorativa. A ideia difundiu-se rapidamente pelos Estados Unidos, até que seu presidente Thomas Woodrow Wilson (1856-1924) oficializou (1914) o dia 9 de Maio como essa data.

Apesar de ideia ter-se difundido pelo mundo, essa data comemorativa não se tornou fixa! No Brasil, o presidente Getúlio Dorneles Vargas (1882-1954) oficializou a data no segundo domingo de maio (1932) e 15 anos depois (1947), passou a fazer parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Por todo o mundo a grande maioria é como no Brasil, mas há países em que esse dia é comemorado em datas diferentes e até em meses diferentes. Exemplos: Portugal (primeiro domingo de maio), França (último domingo de maio), Noruega (segundo domingo de fevereiro), Argentina (terceiro domingo de outubro) etc. Em Israel não é celebrado um Dia das Mães, existindo o Dia da Família, em fevereiro.

Surpreendentemente Anna Jarvis nunca casou nem teve filhos e nos últimos 30 anos de vida sentia-se magoada e triste por terem transformado a data resultante de sua luta, em um evento essencialmente comercial. Ela faleceu em West Chester, Pennsylvania, e foi enterrada no West Laurel Hill Cemetery, Bala Cynwyd, Pennsylvnia.


Veja mais biografias em “Só Biografias” (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/)