sábado, 14 de abril de 2012

Papel higiênico: na lixeirinha ou no vaso sanitário?

Há sempre quem questione, pela fantasma do entupimento, mas existem razões hidráulicas e higiênicas que não deixam dúvidas: É altamente recomendado que o papel higiênico deva ser jogado no vaso, pois toda matéria orgânica libera partículas e gases no ar e isso não é diferente para o papel higiênico usado. O mau cheiro atrai insetos e dissemina doenças.
O papel higiênico é um tipo especial e exclusivo para um uso e um destino final! É fabricado com uma textura e resistência própria para se desintegrar com a violenta turbulência da água de descarga. Portanto esse é o segredo: a qualidade adequada do produto!
Agora se o produto é de qualidade imprópria para o fim, então lógico que não vai se desintegrar e, consequentemente, provocar entupimentos. É a mesma coisa que usar um papel de jornal, uma folha de caderno ou outro material qualquer que resista a turbulência! Quem já observou esgoto fluindo em canais, emissários ou em estações de tratamento lembra que não havia resíduos de papel.
Destaque-se atenção para o seguinte: Papel higiênico barato demais, os enrugados e aqueles que não rasgam facilmente (tem uns que esticam que parecem de plástico!) em geral são feitos de material reciclado e normalmente são "ótimos para provocarem entupimentos"!
Portanto quando forem comprar esse material não precisam adquirir aqueles perfumados, mas não sejam muito miseráveis nessa hora, pois o prejuízo pode custar o equivalente a vários rolos de papel de melhor qualidade!
Concluindo: O PAPEL HIGIÊNICO USADO DEVE SER JOGADO NO VASO SANITÁRIO.
Até porque na limpeza de um banheiro por mais cuidado que se tenha, o contato com as tais lixeirinhas com estes papéis usados é um fator preocupante caso a pessoa não tome os devidos cuidados. Papéis sujos numa lixeira promovem o contato permanente com bactérias e faz o banheiro ficar com mau cheiro. Afinal de contas o banheiro tem que permanecer tão ou mais limpo, cheiroso e saudável quanto os outros cômodos da casa. E digo o seguinte: Em um banheiro “decente” não tem nenhuma cestinha por perto do vaso sanitário. Outro aviso: Se usando o papel certo e corretamente e o vaso ainda entupir, então, com certeza, é porque a instalação hidráulica não foi bem feita.