terça-feira, 10 de abril de 2012

O pão integral traz mais benefícios

            O pão é uma fonte de carboidrato, responsável por fornecer energia ao corpo. Para não ficar em dúvida na hora da escolha do pão a ser  consumido, eis as diferenças entre os principais pães e destacaram os benefícios dos integrais, que contêm fibras, dão mais saciedade e ajudam no funcionamento intestinal.
Quem faz dieta não precisa cortar o pão, mas comê-lo com moderação. O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda seis porções diárias de alimentos ricos em carboidratos complexos, como pães, massas, cereais, raízes e tubérculos.
Uma dica para quem não consegue trocar o pão branco pelo integral é consumi-lo junto com verduras e proteínas, pois elas ajudam a diminuir a carga de açúcar no sangue causada pela ingestão do carboidrato. Algumas sugestões de proteína para incluir no lanche são: ovo mexido, presunto ou queijo branco. Alface, tomate e/ou rúcula também podem tornar a refeição ainda mais gostosa.
Outra observação importante para o consumidor é que não é o volume de grãos que faz com que o pão traga mais benefícios, mas a quantidade de fibras. De acordo com os especialistas, o número de grãos não significa que haja mais fibras, pois as medidas variam entre as marcas e as linhas de uma mesma marca. Para não ficar na dúvida, ler sempre o rótulo.
Também é importante saber que a maneira como a massa é preparada não interfere na quantidade de fibras, que vêm dos grãos não triturados e da farinha de trigo integral. Da mesma forma o pão preto tem as mesmas propriedades de um integral. Ele é mais escuro apenas por causa do açúcar usado no preparo da massa.
Veja os benefpicios de cada tipo de pão na figura abaixo.
Fonte: Bem Estar/G1 (http://g1.globo.com/bemestar/)